• Cuiabá, 01 de Julho - 2025 00:00:00

Serys - Ícone de luta


Sonia Fiori

Primeira senadora mulher a assumir uma cadeira no Senado por Mato Grosso (2002), Serys Slhessarenko com seu vasto currículo na trajetória acadêmica e política, comemorou 80 anos neste fim de semana ao lado da família e amigos. 

Ex-deputada federal/estadual por três mandatos (reeleita duas vezes consecutivamente) - ex-Secretária de Educação de Cuiabá e do Estado.

Serys é simplesmente um grande ícone da luta da mulher em todas as frentes na busca da igualdade de direitos / e via de regra: na árdua batalha em defesa dos mais pobres.

Exerce a política por princípios, numa vida em que os ventos nem sempre são leves, mas transformadores nos pilares da beleza marcada pela virtude (isso é para bem poucos, como sabemos)..   

Ela ocupou a 2ª vice-presidente da Mesa Diretora do Senado (2009/2011) - sendo ainda a primeira mulher a ocupar efetivamente a presidência do Senado (como consta nos registros do Congresso).

Já disputou a prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado.

Durante seu mandato (Senado), ficou conhecida por ter sido autora do projeto que regulamentou a delação premiada. Em 2004, Slhessarenko foi admitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao grau de Grande-Oficial especial da Ordem do Mérito Militar

Comemoração

O encontro de sábado contou com a participação de amigos da comunidade acadêmica/UFMT/da cultura/música/literatura e é claro, política como o deputado Wilson Santos. Entre os integrantes da Comunicação, a referência Sueli Batista.

A família de Serys, com destaque para a médica Natasha Slhessarenko - segue seus passos com maestria. 

Tive a honra que compor esse grupo de convidados com minha admiração ao longo do caminho, porque ser "Serys Slhessarenko" é ser o brilho do exemplo!!  

 

Com apoio de informações Wikipédia 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: