Enquanto o cenário nacional mostra que apenas 39,1% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT) se destaca por ir na contramão dessa realidade. Na instituição, 52,2% dos postos de liderança são ocupados por mulheres. Além disso, o Sebrae-MT oferece benefícios diferenciados às colaboradoras, como auxílio-creche e licença-maternidade estendida para 180 dias.
De acordo com a diretora-superintendente do Sebrae-MT, Lélia Brun, a instituição é referência nacional na aplicação das diretrizes de governança social, ambiental e corporativa (ESG). Na prática, a instituição valoriza as políticas e relações de trabalho internos e a diversidade de fornecedores
Como resultado, atualmente, dos 284 colaboradores ativos que compõem o quadro da instituição, 180 são mulheres, o equivalente a 63,3% do total. Elas atuam em diferentes funções, como consultoras, assistentes, analistas, gerentes, secretárias, assessoras e também na diretoria.
“Desde que assumi a função de diretora-superintendente do Sebrae Mato Grosso, estabeleci como prioridade ampliar a presença feminina na instituição. O Sebrae é muito valorizado pelos brasileiros e representa o empreendedorismo, e as mulheres têm um papel fundamental nesse cenário”, afirma Lélia Brun.
Ela reforça ainda que a igualdade de gênero faz parte da política da instituição. “Acreditamos no protagonismo feminino e, por isso, adotamos política de igualdade salarial entre homens e mulheres, também fazemos questão de oferecer benefícios que apoiam e atraem mais colaboradoras”, destaca.
A gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Patrícia Pedrotti, ressalta que a forte presença feminina na liderança do Sebrae-MT reflete o compromisso da instituição com a igualdade de gênero. “Os resultados da participação feminina no Sebrae-MT, especialmente em posições de liderança, indicam que o conceito está sendo implementado de forma efetiva, principalmente quando se fala do pilar social do ESG. É importante destacar que essa conquista aconteceu de maneira orgânica, em um ambiente onde as oportunidades e a valorização profissional ocorrem sem distinção de gênero”, pontua.
O Centro Sebrae de Sustentabilidade é referência na aplicação das políticas ESG no Sistema Sebrae em todas as unidades federativas do Brasil, através de lideranças e interlocutores em sustentabilidade. A atual marca de equidade de gênero alcançada pelo Sebrae Mato Grosso é fruto do trabalho realizado em conjunto com a diretoria estadual da instituição.
Fonte: Assessoria Sebrae-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal