Sonia Fiori
A cultura da leitura, muito fraca no Brasil, precisa ser impulsionada. E deve começar dentro de casa, portanto, atenção pais: que tal dar uma pausa no celular do seu filho e oferecer um livro?
Alguns de meus preferidos: O Pequeno Príncipe (Antoide de Saint-Exupéry) e Dom Quixote (Miguel de Cervantes).
Recentemente, fui ao lançamento de mais uma obra do professor, analista político e escritor, Alfredo da Mota Menezes: Coisas do Cotidiano - Volume 2. Excelente! Em nome de Alfredo, cumprimento todos os escritores de Mato Grosso.
Somente com o avanço da leitura e Educação, poderemos evoluir e nesse sentido, criar uma verdadeira força de análise da população sobre a escolha de seus representantes.
Presto muita atenção em filmes - e nas diferenças culturais - englobando nesse cenário o hábito da leitura. Em países mais desenvolvidos ler faz parte de uma agradável rotina. Em algumas nações - é comum as formações de comunidades que debatem sobre o conteúdo da obra.
No Brasil - principalmente em boa parte de escolas públicas - o livro é apenas um "adereço".
Estudei em escolas da rede privada (pré e primeiro ano/Colégio de Irmãs) e na sequência, até a 7ª série (era essa denominação), em escolas públicas do Paraná. Quando chegamos em Mato Grosso - foi um "choque". Primeiro perdi o ano porque a grade curricular do PR não era compatível com a de Várzea Grande.
Depois, quando retomei a 7ª série - me surpreendi com o péssimo nível de ensino - ao ponto de não querer frequentar as aulas.. Costumava dizer que "desaprendi em Mato Grosso".
E não tenho dúvida, minha redação é razoável porque tive a base educacional nas escolas do PR.
Pois bem, longe de querer criticar a qualidade das unidades de Educação de Mato Grosso - até porque é necessário reconhecer o esforço de prefeitos e Estado para mudar essa triste realidade, quero frisar simplesmente a importância da leitura.
Um povo com o livro ao seu lado - terá intrinsecamente cravada a liberdade em sua alma - e por assim dizer, saberá melhor defender os Direitos previstos na Constituição Federal.
Faça sua parte - dê um livro para uma criança! Estará contribuindo para uma substancial mudança no futuro do país! Certeza..
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC mira grupo acusado de esquema para desviar cargas de soja
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira