Em comemoração ao mês da mulher, o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso) lança em Mato Grosso, o programa ‘Acredita Delas’. A iniciativa feita em parceria com o Governo Federal vai facilitar a contratação de linhas de financiamento para as empreendedoras, com a possibilidade de oferecer até 100% de aval para operações de crédito de empresas lideradas por pessoas do sexo feminino.
Pesquisas feitas pelo Sebrae Mato Grosso mostram que, apesar do crescente protagonismo feminino no empreendedorismo, as mulheres continuam enfrentando obstáculos maiores que os homens na hora de buscar empréstimos no setor financeiro. A realidade é que apenas 29,64% do crédito concedido em Mato Grosso beneficia empresas lideradas por mulheres. E, mesmo quando conseguem obter o empréstimo, elas acabam enfrentando taxas de juros, em média de 7% mais altas do que as aplicadas a empresas geridas por homens.
O trabalho realizado junto às instituições financeiras tem como objetivo reduzir a desigualdade no acesso ao crédito, especialmente para microempreendedoras individuais (MEI) e mulheres que atuam em regiões desfavorecidas. Segundo a diretora-superintendente do Sebrae Mato Grosso, Lélia Brun, o incentivo ao empreendedorismo feminino é uma de suas prioridades.
“Esses números evidenciam um cenário de desigualdade que desestimula o empreendedorismo feminino. Percebo preconceitos e barreiras econômicas, principalmente porque as pesquisas mostram que as mulheres possuem menor taxa de inadimplência, o que não justifica elas terem mais dificuldades de acessar crédito e nem de pagar mais juros”, disse a diretora para a imprensa, nesta quinta-feira (13), durante o lançamento do programa na Capital.
O programa também inclui uma série de facilidades para a gestão financeira das empresárias, com suporte especializado, educação financeira e acompanhamento próximo. Lélia destaca a importância de trabalhar a aproximação de mulheres e instituições financeiras, além de promover a redução de taxas, com empréstimos em condições mais justas.
"A ação é de extrema importância devido ao patamar elevado das taxas de juros para microempreendedoras, que podem ultrapassar 60% ao ano, especialmente para aquelas que dependem de crédito rotativo ou cheque especial", ressalta.
Desafios
De acordo com a pesquisa Empreendedorismo Feminino, cerca de 60% das empreendedoras no estado contam que as necessidades financeiras e falta de oportunidades atrativas no mercado de trabalho, foram os principais fatores para a aposta na carreira empresarial. A busca por liberdade e autonomia é fator para 40% das entrevistadas, enquanto 32% disseram que o empreendedorismo permite a realização do sonho de trabalhar com a área desejada.
“Em Mato Grosso vamos realizar um processo de conexões, por meio do programa Sebrae Delas, Força Mulher e com o Acredita Delas, vamos ofertar educação financeira e suporte orientado e acolhedor para as empreendedoras”, diz a diretora.
Apesar da ambição de capitanear a própria empresa, o cenário macroeconômico conta com diversos entraves como a falta de capital (42%), burocracia (39%), restrição de acesso ao crédito (31%) e concorrência acirrada (30%).
“Acredito no papel protagonista da mulher e na igualdade de gênero. A maior parte destas mulheres é mãe e chefe de família, o que mostra que somos líderes, provedoras e protetoras. Somos empreendedoras por natureza e o Sebrae/MT está ao lado destas mulheres, de mãos dadas para ajudá-las a crescer e se desenvolver”, conclui Lélia.
Da Assessoria Sebrae-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Meta é estar entre os cinco primeiros, diz vice-governador sobre Educação
Ação do MP: Justiça manda prefeitura regularizar transporte escolar
Avanços: Governo de MT lança pacote de serviços digitais
Setor aéreo bate recorde com 11,6 milhões de passageiros em julho
TJ crava: paciente com transtorno mental tem direito a internação
Resposta ao desafio
Decreto do Governo de MT: novas regras para consignados
Várzea Grande confirma que retoma licitação para contratar instituição financeira
Presos no Vórtex da Internet: Como Escapar do Loop Digital
AL: urgência sobre projeto que reduz Fethab sobre abate de vacas