Por Dani Cunha/Coordenadoria de Comunicação do TJMT
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso realiza nesta segunda-feira (10 de março), a solenidade de abertura da 29ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa. O evento, que ocorrerá no auditório Gervásio Leite, na sede do TJMT, em Cuiabá. O evento reforça o compromisso do Judiciário mato-grossense no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
A Semana da Justiça pela Paz em Casa é promovida pelo CNJ em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais e tem como objetivo ampliar a efetividade da da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.
O evento tem início às 8h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial, que contará com as presenças do presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, e da desembargadora Maria Erotides Kneip, coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT).
A programação inclui Palestra Magna com o juiz Jeverson Luiz Quintieri, com o tema “A Razoável Duração do Processo no Contexto da Violência Doméstica”.
Em seguida haverá uma Mesa Redonda com as juízas e juiz da Primeira e Segunda Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá. Eles abordarão os seguintes temas:
- "Efetividade do Programa Justiça Pela Paz em Casa" - Atendimento Interdisciplinar nas Semanas da Justiça Pela Paz em Casa com a juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa.
- “A Importância da Semana da Justiça Pela Paz em Casa”, com a juiza Tatyana Lopes de Araújo Borges.
- “Levantamento Estatístico da Semana da Justiça Pela Paz em Casa”, com o juiz Marcos Terêncio Agostinho Pires.
Este ano, a 29ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa ocorrerá de 10 a 14 de março em todas as comarcas de Mato Grosso. A Cemulher-MT está mobilizando magistrados das Varas Especializadas de Violência Doméstica e Familiar e Varas Únicas para intensificar audiências e decisões de processos relacionados à violência de gênero. A iniciativa está alinhada à Meta 8 do CNJ, que prioriza o julgamento de casos de feminicídio e violência doméstica.
Em Cuiabá, além do mutirão de audiências, será realizada uma Feira de Oportunidades no Centro Especializado de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAV), nos dias 10 e 13 de março, das 13h às 17h. O evento oferecerá serviços gratuitos às mulheres vítimas de violência, como assistência jurídica, psicológica e social, além de oportunidades de emprego e capacitação profissional.
A Semana da Justiça Pela Paz em Casa é realizada três vezes ao ano, em março (em alusão ao de março (em alusão ao dia da Mulher), agosto (aniversário da Lei Maria da Penha) e novembro (marcando o Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher).
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Projeto proíbe ex-dirigentes de empresas fiscalizadas na Anatel
Justiça tributária: mudança no IR pode reduzir desigualdade no Brasil
Tribunal de Contas avisa: Orçamento Mulher começa na próxima terça-feira
Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril
Evolução ou Revolução? De principal componente da internet mundial à segurança perimetral. Descubra agora as novas funcionalidades e benefícios da fibra óptica
Milagres
O sucesso da culinária asiática no Brasil
Mais de 10 milhões simulam consignado para CLT até início da tarde
AMM comemora liminar que assegura FPM sem deduções às prefeituras
MP: Justiça condena ex-PM a 25 anos de prisão por morte de diretora