Do Portal Congresso em Foco
Uma proposta de alteração na Lei Rouanet, apresentada pelo projeto de lei 4.133/24, visa incluir manifestações artísticas relacionadas à religiosidade entre os projetos financiáveis pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, o texto é de autoria da deputada Missionária Michele Collins (PP-PE), atualmente na suplência.
A deputada justifica a proposição argumentando que "a religião é um fenômeno cultural que, inclusive, influencia outras culturas. De maneira que podemos afirmar que os aspectos relacionados à cultura devem ser considerados na religião". Ela ainda exemplifica: "eventos religiosos populares no Brasil, como a Paixão de Cristo, são manifestações culturais."
Embora o Pronac já apoie atividades culturais e artísticas não explicitamente previstas na lei, desde que consideradas relevantes pelo ministro da Cultura, a legislação não menciona expressamente as manifestações religiosas.
O projeto seguirá para análise das comissões de Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal