Pacientes portadores de fibromialgia que residem, em Várzea Grande, já podem solicitar a Carteira de Identificação. A secretaria municipal de Saúde - por meio da Superintendência da Atenção Primária à Saúde – informa que o Município está disponibilizando o documento, garantindo o reconhecimento e prioridade nos serviços públicos, conforme legislação vigente.
A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor generalizada, fadiga e outros sintomas debilitantes. A identificação dos portadores auxilia no acesso a direitos e facilita o atendimento preferencial em locais onde seja necessário.
O superintendente da Atenção Primária à Saúde, Márcio Frederico de Macedo Arruda, explica que já foi solicitado aos portadores de fibromialgia para que atualizem o cadastro da carteirinha no site da prefeitura. “Muitos cadastros estão com pendências ou incompletos, daí a necessidade da atualização. Nosso painel de controle possui 163 usuários, sendo 72 aprovados e 91 cadastros incompletos, ou seja, com a ausência de laudo médico, comprovante de residência entre outros”.
A secretária Deisi Bocalon destacou mais esse avanço da secretaria de Saúde. “Fico feliz em participar dessa conquista para os pacientes portadores de fibromialgia. A doença é invisível, debilitante, e, muitas vezes o paciente sofre com a descrença dos familiares. Isso é mais um passo que demonstra o comprometimento da gestão Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli para melhor a qualidade de vida dessas pessoas.”
PROCESSO - A carteira estará disponível em duas versões: digital e física. Para requerer a carteirinha o paciente ou responsável deverá acessar o site da prefeitura municipal www.varzeagrande.mt.govbr/links-uteis . Na página principal há um destaque com o link Cadastro para carteira do portador de fibromialgia, acessar clicando neste campo para ter acesso ao Formulário para Concessão do Cartão de Identificação da Pessoa com Fibromialgia, no qual o portador da doença deverá preencher e anexar todos os documentos.
Após esse procedimento aguardar a análise dos documentos em um prazo de 15 dias úteis. Sendo aprovado, a pessoa poderá emitir o pelo próprio site da prefeitura a carteira digital, ou ir na secretaria de Saúde para impressão.
DOCUMENTAÇÃO - Para ter acesso à carteirinha é necessário a apresentação dos seguintes documentos: Documento de identidade oficial com foto e assinatura da pessoa com fibromialgia (RG, CPF, ou CNH), Carteira do Sistema Único de Saúde (SUS), Comprovante de Endereço (que reside no município), Atestado médico: Referente à fibromialgia emitido no máximo há 6 meses.
Por Kátia Passos/Secom

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal