A produtividade do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) teve um salto de 19,78% em 2024 considerando a soma do número de ações ajuizadas, de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrados e de denúncias oferecidas. Conforme dados extraídos do Sistema Integrado do Ministério Público (Simp), este ano foram registradas 36.225 atividades, o que representa um crescimento de 5.981 em comparação ao ano passado (30.244).
A quantidade de ações ajuizadas passou de 5.991 para 7.425 de um ano para outro, uma variação de 23,94%. O número de TACs firmados teve um aumento expressivo, saindo de 935 em 2023 e chegando a 1612 em 2024, um crescimento de 72,41%. O número de denúncias oferecidas também cresceu, 16,60%, sendo 23.318 protocoladas no ano passado e 27.188 este ano.
“Os números refletem um trabalho árduo e eficiente, com foco não apenas na produtividade, mas na resolutividade da nossa atuação. O aumento de ações ajuizadas é resultado do nosso comprometimento em assegurar a Justiça e a proteção dos direitos dos cidadãos. O avanço no número de acordos reforça o nosso compromisso em resolver as demandas de forma mais célere e satisfatória, sem a necessidade de judicialização, ou colaborando para a finalização das ações em curso. E, por fim, o crescimento no índice de denúncias oferecidas demonstra o empenho do MPMT no combate à impunidade e na busca pela Justiça”, avaliou o procurador-geral de Justiça Deosdete Cruz Junior.
Outros índices - O número de Acordos de Não Persecução Penal (ANPP) mais que dobrou de um ano para outro, passando de 3.827 em 2023 para 7.959 em 2024, um incremento de 107,97%. E o número de Acordos de Não Persecução Cível (ANPC) subiu 16,39%, saindo de 244 para 284 de um ano para outro. Esses institutos contribuem para celeridade, economia processual, desafogamento do Poder Judiciário, efetivo ressarcimento ao erário (ANPC) e valorização merecida às vítimas (ANPP).
O registro de manifestações via Ouvidoria-Geral do MPMT também evoluiu positivamente, saltando 5.671 em 2023 para 7.448 em 2024, um acréscimo de 31,33%. “É uma satisfação para o Ministério Público essa busca pela nossa Ouvidoria, significa que os cidadãos mato-grossenses confiam na nossa instituição para a solução das demandas e na Ouvidoria do MPMT como um canal efetivo de acesso à Justiça”, concluiu Deosdete Cruz Junior.
Da Comunicação MPMT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal