Por André Richter - Repórter da Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou nesta terça-feira (26) o sigilo do relatório no qual a Polícia Federal (PF) indiciou na semana passada o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O documento deve ser divulgado pelo STF nas próximas horas.
Na mesma decisão, o ministro enviou o relatório à Procuradoria-Geral da República (PGR). Com o envio do relatório, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, vai decidir se o ex-presidente e os demais acusados serão denunciados ao Supremo pelos crimes imputados pelos investigadores da PF.
Devido ao recesso de fim de ano na Corte, que começa no dia 19 de dezembro e termina em 1° de fevereiro de 2025, a expectativa é a de que o julgamento da eventual denúncia da procuradoria ocorra somente no ano que vem.
O caso poderá ser julgado pela Primeira Turma da Supremo, colegiado composto pelo relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Se maioria dos ministros aceitar a eventual denúncia, Bolsonaro e os outros acusados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF.
Pelo regimento interno do STF, cabe as duas turmas do tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a eventual denúncia será julgada pelo colegiado.
A Segunda Turma é composta pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin, além de André Mendonça e Nunes Marques, ambos indicados ao STF pelo ex-presidente Bolsonaro.
Edição: Lílian Beraldo
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Imbróglio na LDO pode atrasar orçamento de 2026; entenda o impacto
Número de trabalhadores por aplicativo cresce 25% e chega a 1,7 milhão
PC crava: esquema de jogos de azar era divulgado por influenciadores
Governo prevê gigante chinesa de máquinas agrícolas em MT
A ascensão estratégica dos Squads especializados em ERP
Estudo aponta novo aumento no custo da cesta básica em Cuiabá
Como é a estrutura de uma Holding Familiar?
Desaprender para reexistir – autoconhecimento e escrita como Sobrevivência
Ordem pública: PM deflagra Operação Força Total em MT
Irregularidades: PC e Vigilância Sanitária interditam açougue