• Cuiabá, 22 de Agosto - 2025 00:00:00

TRE anuncia etapas da votação eletrônica em linguagem simples


Da Redação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) anunciou que "com o objetivo de traduzir as etapas da votação eletrônica, elaborou um material em linguagem simples que será afixado em todos os locais de votação de Cuiabá, no 2º turno das Eleições Municipais de 2024, que ocorre neste domingo (27.10)".

Explica que "o conteúdo foi feito por meio do Laboratório de Inovação do TRE-MT, Agora Quãndo Lab!?, com o apoio da Rede InovaGov e do Linguagem Simples Lab".

Via Comunicação - pontua:

No cartaz A3, são detalhados todos os procedimentos de segurança que envolvem o processo eletrônico de votação, desde aqueles realizados antes, como os do dia da eleição quanto os posteriores. Na etapa antecedente, por exemplo, são explicados como ocorrem: a abertura do código-fonte, Testes Públicos de Segurança da urna (TPS), teste de confirmação do TPS, lacração dos sistemas eleitorais, preparação das urnas, publicação da tabela de correspondência, conferência dos sistemas eleitorais e seleção das urnas que serão auditadas.

Já no dia da votação, estão descritos os procedimentos de: Teste de Integridade, Teste de Autenticidade, Zerézima, Boletim de Urna e Boletim na Mão. E, após a eleição, estão explicados como funcionam o resultado e a entrega dos dados.

Além disso, o grupo também elaborou um folder que será entregue aos/às participantes do sorteio/escolha das seções eleitorais que terão as urnas submetidas ao Teste de Integridade neste segundo turno, no sábado (26.10), às 8h, no Plenário do TRE-MT. Os dois materiais também estão disponíveis em PDF e podem ser baixados nos seguintes links: Cartaz e Folder.

A idealizadora do projeto, que é servidora do TRE-MT e integrante do AgoraQuãndo!? Lab, Marcela Lopes, disse que o material foi uma forma de facilitar a comunicação sobre um processo que tem etapas técnicas e complexas. “A Justiça Eleitoral, apesar de ter muita confiança no processo eleitoral, tem o desafio de comunicar, porque a segurança da votação eletrônica é complexa por natureza. Então, explicar isso de forma simples é um grande desafio e, tendo o auxílio de especialistas que se juntaram ao projeto, a gente conseguiu traduzir de uma forma acessível para a população um processo que é realmente complexo, utilizando a linguagem simples para cada um que queira entender como funciona realmente compreenda”.

O coordenador do AgoraQuãndo!? Lab, juiz Aristeu Dias Batista Vilella, elogiou a iniciativa. “Quando pensamos em inovação não necessariamente precisamos elaborar grandes projetos tecnológicos. Concretizar ideias inovadoras que nos conectem com as pessoas e alinhem as práticas do TRE-MT a tendências como essa da linguagem simples também faz parte de uma postura inovadora. Parabenizo aos envolvidos e envolvidas neste importante projeto”.

Para a fundadora do Linguagem Simples Lab e embaixadora da Rede InovaGov, Joseane Aparecida Corrêa, o projeto aproxima a sociedade da Justiça Eleitoral. “Além disso, fortalece a confiança do povo em um instrumento fundamental da nossa democracia: o processo eletrônico de votação. Foi com muito prazer que observei o trabalho de especialistas em várias áreas para esse excelente resultado. Parabéns a todas as pessoas envolvidas”, destacou.

O grupo envolvido na elaboração do material é formado por:

- Marcela Lopes, servidora do TRE-MT e integrante do AgoraQuãndo!? Lab

- Joseane Aparecida Corrêa, Fundadora do Linguagem Simples Lab, auditora fiscal do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Time volante Lá-BORA! Gov, Gestora da Rede Linguagem Simples Brasil e Embaixadora da Rede InovaGov.

- Yna Honda, Chefe de Cartório da 50ª Zona Eleitoral do Paraná e membro do Núcleo Gestor do Linguagem Simples Lab

- Sidan O Rafa, artista, facilitador gráfico e consultor em comunicação no setor público.

 

Com Nara Assis/Comunicação TRE-MT




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: