Da Redação
Na reta final do segundo mandato, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), destaca o mapa de obras estruturantes já entregues à população e outras como o Contorno Leste, que segundo ele, atingirá 78% de execução em dezembro.
Via Comunicação - a gestão detalha:
Nos próximos dois meses, Cuiabá alcançará 78% da execução da maior via estruturante construída em cinco décadas: o Contorno Leste. A informação foi divulgada pelo prefeito Emanuel Pinheiro durante entrevista ao programa de televisão apresentado pelo deputado estadual Wilson Santos.
A obra foi viabilizada por meio de um financiamento inicial de R$ 129 milhões junto à Caixa Econômica Federal, aprovado pela Câmara de Vereadores em junho de 2019, e beneficiará cerca de 200 mil pessoas. A avenida conecta a região do Distrito Industrial à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) e já possui 13 km (6,5 km em cada sentido) em uso pela população.
“Deixo um legado quase concluído. Há anos, junto com minha equipe, vislumbrei a interligação de uma região inóspita, sem valor imobiliário e desconectada. Trata-se da construção de uma avenida com 17,3 km em cada sentido, totalizando mais de 34 km nos dois sentidos”, explicou Emanuel Pinheiro.
O prefeito expressou frustração por não conseguir finalizar a obra até dezembro de 2024. Segundo ele, apesar de buscar neste ano um novo financiamento compatível com a capacidade orçamentária do Município, a autorização do Tribunal de Contas não foi concedida, inviabilizando a conclusão dentro do prazo previsto. Pinheiro destacou que a avenida Contorno Leste é um símbolo de ousadia e visão estratégica, indo além da mobilidade urbana.
“A obra transcende a mobilidade urbana, impulsiona a economia por meio da criação de empregos e estabelece um importante corredor de expansão, conectando Cuiabá a outros estados. Vou deixar com 75% quase 80% finalizado”, afirmou.
A avenida terá pista dupla, iluminação em LED e ciclovia. Parte do primeiro trecho, entre a BR-364 (Avenida Fernando Corrêa) e o bairro Brasil 21, já foi concluída, e as obras seguem em andamento para a conclusão do percurso total. Além disso, 6,5 km (em cada sentido) que ligam o bairro Brasil 21 ao bairro Dr. Fábio seguem em obras, mas já estão em uso pela população.
O prefeito também lembrou que outro trecho, de aproximadamente 5 km (em cada sentido), entre o bairro Jardim Aroeira e a Rodovia Emanuel Pinheiro, está em fase final de execução e deve ser entregue até o fim do ano, totalizando 78% da obra concluída.
Empréstimo em 2019 Em junho de 2019, por 17 votos a 5, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou o pedido de empréstimo no valor de R$ 125 milhões, destinado à construção do Contorno Leste. A Prefeitura contratou o financiamento por meio do programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), na modalidade de apoio financeiro para aplicação em despesas de capital.
Com Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PF: Operação integrada combate crimes ambientais na TI Sararé
Viagens no Paiaguás: Botelho assume Governo de Mato Grosso
Assembleia Legislativa suspende atividades; retorno dia 6 de janeiro
Três em cada dez domicílios não contam com rede de esgoto
Parlamentarismo envergonhado brasileiro: O primeiro-ministro informal da Câmara e o fim da dependência do Executivo
Excelência operacional: como criar uma cultura para gerar bons resultados
Contorno Leste: ministro Gilmar Mendes diz que Emanuel é cuidador da cidade
Lula diz que governo não vai interferir em nova gestão do BC
Obras: Prefeitura de Cuiabá requalifica pista na entrada da UFMT
Senado aprova PEC do corte de gastos e restrição do PIS/Pasep