Da Redação
A Defensoria Pública da União (DPU) lembra que "divulgou, na segunda-feira (7), mensagem sobre a realização das eleições municipais deste ano, destacando o fortalecimento da democracia e a solidez das instituições".
Via Comunicação - considera:
A instituição ressalta o trabalho de defensores e defensoras públicas federais que atuaram no plantão no período eleitoral em todo o Brasil e reafirma o compromisso da instituição no enfrentamento da violência política de gênero, com a elaboração do Programa Nacional de Enfrentamento à Violência Política de Gênero nas Eleições 2024, destinado a promover a igualdade e a participação plena das mulheres na política.
Leia a nota na íntegra:
Nota Pública da Defensoria Pública da União
No último domingo, o Brasil testemunhou mais um importante capítulo de sua história democrática com a realização das eleições municipais. A Defensoria Pública da União celebra o fortalecimento da democracia, reafirmada em cada voto depositado nas urnas, expressão máxima da vontade soberana do povo brasileiro.
A solidez das instituições é essencial para a preservação do Estado Democrático de Direito. Como expressão e instrumento do regime democrático, e no exercício de sua atribuição constitucional em matéria eleitoral, a Defensoria Pública da União cumpriu seu papel primordial na salvaguarda dos direitos fundamentais durante o pleito. Com dedicação e empenho, defensoras e defensores públicos federais prestaram assistência jurídica, inclusive em regime de plantão durante o período eleitoral, contribuindo para a integridade e transparência do processo eleitoral e assegurando que todas e todos pudessem exercer plenamente seus direitos políticos.
Consciente dos desafios enfrentados por nossa democracia, a Defensoria Pública da União também se compromete com a superação de um problema estrutural: a violência política de gênero. Para isso, elaborou o Programa Nacional de Enfrentamento à Violência Política de Gênero nas Eleições 2024, destinado a promover a igualdade e a participação plena das mulheres na política.
Esses esforços se somam ao importante trabalho de garantir eleições inclusivas, seguras e justas. Nesse sentido, é fundamental também reconhecer a atuação exemplar da Justiça Eleitoral, cuja competência e imparcialidade asseguraram a lisura do processo eleitoral.
Reafirmamos nosso compromisso com a justiça e a cidadania, firmes na missão de defender os direitos da população e fortalecer a democracia em nosso país.
Com Comunicação DPU
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM apreende 353 tabletes de maconha em VG
Balanço do 1º semestre: PC identifica 100% dos autores de feminicídios
MT: Governo e multinacionais anunciam mais três usinas de etanol
TJ crava: falta de energia em casa com criança gera indenização
Aumenta intenção de consumo pelo 2º mês consecutivo, aponta estudo
Créditos de ICMS do agronegócio em Mato Grosso
CPI das Obras em Cáceres pode ser anulada
Os bastidores maquiavélicos da política
MP cita crime de apropriação indébita e denuncia advogada em MT
AL alerta: audiências irão debater feminicídio em cidades-polo