Da Redação
"A intenção de consumo entre cuiabanos apresentou mais um aumento significativo em agosto" - aponta pesquisa divulgada pela Fecomércio-MT.
Confira o estudo - conforme a entidade:
Em seu quarto crescimento consecutivo, a pesquisa que avalia a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Cuiabá, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), demonstrou um aumento significativo de 3,5% no mês de setembro, chegando a 114,4 pontos. Conforme análise do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), o índice atual também está 12,82% acima do registrado em setembro de 2023.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca o forte crescimento da pesquisa observado no segundo semestre deste ano. “Nos últimos dois meses, observamos um crescimento significativo do índice, atingindo o maior patamar já registrado nos últimos nove anos. O cenário atual indica um forte impulso nas atividades de compra, o que se traduz em um ambiente positivo para o comércio em Cuiabá, especialmente neste segundo semestre”.
Quanto aos subíndices que impactaram no resultado, apresentam-se os maiores crescimentos a Perspectiva de Consumo (7,5%), o Nível de Consumo Atual (6,2%), o Momento para Duráveis (5%) e a Renda Atual (4,2%), seguido do Emprego Atual (2,8%) e a Compra a Prazo (2,4%). Registrou queda apenas o componente Perspectiva Profissional (-1,9%).
Em relação à Renda Atual, 59,5% dos respondentes avaliaram como “melhor” a renda e 22,4% avaliaram como “igual”, apenas 18% dos respondentes avaliaram como “pior” a situação atual da renda em comparação com o mesmo período do ano passado.
A melhora da renda pode se caracterizar, ainda segundo análise do IPF-MT, pelo aumento na geração de novas vagas de emprego no mercado de trabalho. A maior estabilidade com carteira assinada e a possibilidade de aumento na renda contribui para que as famílias na capital e do estado planejem eventuais compras no comércio.
O instituto também averiguou que o índice atual se mantém acima dos 100 pontos, o que indica um grau de satisfação para o consumo. Acima do registrado na média nacional, que soma 103,1 pontos em setembro e apresentou variação negativa de 0,3% sobre o mês anterior, refletindo uma piora na avaliação sobre a Perspectiva Profissional (-0,4%) e sobre o Acesso ao Crédito (-1,3%).
Com Comunicação MPMT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Desembargador José Zuquim comandará Tribunal de Justiça de MT
Prefeitura de Cuiabá prorroga prazo para adesão ao Mutirão Fiscal
Tribunal de Justiça confirma lista tríplice para vaga de desembargador pelo MP
Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta
Lúdio destaca piso salarial da enfermagem e promete mais qualidade na Saúde
Projeto de Jayme para guarda compartilhada de pets avança no Senado
Novo modelo de ditadura
Energia Solar: Justiça suspende cobrança retroativa de ICMS em MT
Nossa Senhora: a fé que me fortalece
TRE alerta: candidatos devem entregar prestação de contas até 5/11