• Cuiabá, 21 de Novembro - 00:00:00

TJ diz que Câmara Municipal pode autorizar concessão de serviço público


Da Redação

Tribunal de Justiça de Mato Grosso ressalta que "o Órgão Especial do TJMT julgou improcedente uma Ação Direta de Inconstitucionalidade e manteve a validade da Emenda nº 23 à Lei Orgânica Municipal de Campo Novo do Parecis, que trata da autorização legislativa para concessão de serviços públicos".

O TJMT acentua que "com a decisão da Corte Estadual, a necessidade de autorização legislativa para concessão e permissão de serviço público fica mantida no município mato-grossense, cabendo à Câmara Municipal desempenhar sua função fiscalizadora".

O Tribunal de Justiça disponibilizou mais informações: 

A autorização legislativa, nos casos de concessão de serviço público, está ligada ao princípio da legalidade, cuja medida possibilita maior segurança aos cidadãos em relação à qualidade e a lisura da futura outorga do serviço público.

O relator do processo no Órgão Especial, desembargador Guiomar Teodoro Borges, citou decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do próprio TJMT sobre a matéria.

“No caso em análise, observa-se que apenas o serviço de saneamento foi retirado do rol de exceção, de modo – agora – precisa, também, de autorização legislativa. Desse modo, não há falar em interferência ou ingerência indevida de um Poder em outro”, destacou o desembargador.

 

Com Mylena Petrucelli/Comunicação TJMT




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: