Sonia Fiori
Programa eleitoral do prefeito e candidato à reeleição, Kalil Baracat (MDB) - é dedicado à família com fortes raízes na política do Estado e especialmente, Várzea Grande.
Kalil é neto de Sarita Baracat - considerada "uma mulher a frente de seu tempo" - professora, ex-vereadora, ex-prefeita do município/ex-deputada - que faleceu em 2017.
Sarita aplicava que para ser prefeito "é preciso ter amor à terra" - perfazendo o conceito de que para governar - é necessário "ver com os ollhos do coração" - lutar por serviços públicos para o povo e fundamentalmente, os mais vulneráveis.
Ela continua sendo um dos mais notórios exemplos de liderança política e de zelo em favor dos mais pobres.
Nessa mesma linha, o pai de Kalil Baracat, ex-deputado e ex-secretário de Estado, Nico Baracat, morreu em 2012 - em um grave acidente no interior de Mato Grosso. Estava à serviço na Pasta de Cidades, então sob seu comando.
Kalil - nesse contexto, e à frente de várias pesquisas recentes, contabiliza não apenas a aprovação da maioria (intenções de voto), de uma gestão balizada na seriedade e de avanços para Várzea Grande, mas é a própria representação de um legado de dedicação para com os munícipes.
Ao longo da história política na cidade, o MDB de Baracat selou aliança com outro grupo de grande poder e liderança, leia-se o senador Jayme Campos, o deputado Júlio Campos e a ex-prefeita do município, Lucimar Campos. Uma trajetória que passa pelo Governo de Mato Grosso e Congresso - conferindo a eles não somente a aclamação do povo - mas o ímpar título de principais líderes políticos do Estado e país.
Esse elo, por fim, constituiu um novo modelo de planejamento - mesmo enfrentando um de seus maiores dilemas: a distribuição de água.
Nesse sentido, o setor, segundo o Executivo municipal, recebe contornos macro e inicia um mapa focando a resolução com construção de mais ETAs - Estação de Tratamento do Água / e mecanismos para tentar solucionar um sistema antigo que requer mais investimentos.
A somatória é a atual administração do Paço Couto Magalhães - emplacando a modernização do município, maximizando o potencial da matriz de novos investidores - projetando diretamente a otimização socioecômica e cravando o que todos esperam: uma gestão que pratica a Justiça Social - lema das famílias Baracat e Campos.
Então, o quadro de liderança não espelha a singularidade, mas a integração em VG marcada por seus líderes, suas ações e pela dinâmica na vida política.
Segue informações disponibilizadas via Comunicação sobre o programa eleitoral de Kalil:
“Kalil, com um ano, já fazia campanha”, relembra a mãe do prefeito de Várzea Grande e candidato à reeleição, Kalil Baracat (MBD), Cleonice Sarat. “O Kalil em pé de bracinho aberto, atrás no carro. E o alto-falante com a propaganda da avó”, completa.
Esse segundo episódio do programa eleitoral da Coligação Várzea Grande Melhor conta ‘causos’ e relembra a trajetória de vida de Kalil e sua família, uma história que se funde com legado político deixado por sua avó, professora e ex-prefeita, Sarita Baracat, bem como, com o próprio desenvolvimento da cidade.
“Minha mãe conta que, nas campanhas da minha avó, eu era pequeno, os motoristas aqui me pegavam, colocavam no carro de som e saíam comigo, andando e fazendo campanha. Ela (Sarita) foi uma mulher à frente do seu tempo, a professora Sarita foi uma das primeiras a usar calça jeans, sentar-se com as amigas num bar, então ela era destemida. Ela sempre dizia que a política é a melhor ferramenta para ajudar as pessoas. Através da política, Kalil, você consegue ajudar as pessoas. E ela deixou esse ensinamento para a gente”, relembra Kalil emocionado.
A professora Sarita, mesmo já bem idosa, com a voz fraquinha, profetizava que Kalil seria prefeito de Várzea Grande.
PEDRINHO – Em 2010, Kalil e Pedrinho foram eleitos vereadores e iniciaram suas trajetórias políticas em Várzea Grande. “Sempre estivemos alinhados com as mesmas ideias para trazer e fazer mais melhorias para Várzea Grande”, lembrou Kalil.
Pedro Paulo Tolares, popularmente conhecido por Pedrinho, tem origem em uma família bastante humilde, vinda da zona rural. “Meu pai era carpinteiro e minha mãe cozinheira de restaurante. E a vida que a gente tinha era humilde, realmente. No entanto, minha mãe sempre foi uma líder, porque ela sempre procurou ajudar os vizinhos, mesmo sem condições. Então, assim, ela formou amizades fantásticas com os vizinhos, com famílias e acredito que tenho esse sangue dela predominando em mim. Com minha mãe aprendi que a política é algo que se faz numa construção. Você vai em busca de ajudar as pessoas que precisam, ajudar realmente a chegarem os benefícios do poder público até a sociedade e é isso que fizemos até aqui e vamos fazer muito mais”.
A propaganda eleitoral segue até o dia 03 de outubro. Na rádio, o primeiro programa será das 7h às 7h10 e o segundo de 12h às 12h10. Já na televisão, os programas serão transmitidos das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, todos os horários de Brasília. As emissoras geradoras dos programas eleitorais de Várzea Grande serão a TV Cidade Verde, TVG e Rádio Nativa FM.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
DPU: Justiça homologa acordo histórico sobre reconhecimento de danos do racismo no Brasil
Expediente bancário tem alterações neste final de ano
Urgência: MP pede que prefeitura restabeleça funcionamento de farmácia
Benefícios fiscais e Mato Grosso
A estrela de Belém
Processo administrativo tributário
PF: Operação integrada combate crimes ambientais na TI Sararé
Viagens no Paiaguás: Botelho assume Governo de Mato Grosso
Assembleia Legislativa suspende atividades; retorno dia 6 de janeiro
Três em cada dez domicílios não contam com rede de esgoto