Da Redação
"No governo de Lúdio Cabral em Cuiabá, a candidata a vice-prefeita da Coligação Coragem e Força para Mudar, Rafaela Fávaro, afirma que irá participar ativamente da execução de um conjunto de ações para garantir o bem-estar dos animais na capital. Entre as propostas, Rafaela destaca um programa para facilitar a castração de animais resgatados e firmar parceria com instituições que hoje já fazem esse trabalho com pouca ou nenhuma ajuda do poder público" - pontua divulgação.
Mais informações - no campo das ações de campanha:
A proposta é realizar parcerias com clínicas privadas e a Secretaria Adjunta do Bem-estar Animal para a captura e castração desses animais, além da devida utilização dos castra-móveis já existentes no município.
"A castração é uma medida eficaz para controlar a população de animais abandonados, evitar o aumento da quantidade de cães e gatos e promover a saúde e o bem-estar deles”, afirma Rafaela Fávaro.
A futura gestão ainda vai analisar a viabilidade de implementar um serviço de resgate móvel para animais, em parceria com ONGs, utilizando veículos cedidos pelo poder público para ações de resgate e tratamento de animais em situação de risco. Esta medida facilitará o socorro a animais necessitados, especialmente aqueles que vivem nas ruas.
A candidata a vice-prefeita também ressalta a importância dos protetores de animais, que atualmente são os principais responsáveis pelo cuidado dos animais em situação de abandono.
"Hoje, o cuidado com os animais só acontece por causa dos protetores, que fazem o possível e o impossível, coletando doações para resgatar e cuidar dos animais. Os custos veterinários são muito altos, e sem essas pessoas dedicadas, muitos animais não teriam nenhuma chance de sobrevivência", completa.
Ela ainda destaca que os protetores de animais sofrem com a falta de apoio do poder público, o que torna o trabalho deles ainda mais difícil. “Precisamos mudar essa realidade e garantir suporte adequado para essas iniciativas”, pontua.
Estima-se que haja cerca de 18 mil animais nas ruas e em abrigos aguardando adoção em Cuiabá, o que ressalta a urgência de ações mais eficazes.
"Queremos criar uma rede de apoio forte para que nenhum animal fique sem abrigo ou cuidados necessários", explica Rafaela Fávaro.
A criação de um banco de dados para o cadastramento de animais abandonados será uma prioridade. Esse sistema permitirá o monitoramento dos animais resgatados e auxiliará na sua reabilitação e adoção.
Serão estabelecidas parcerias entre entidades hospitalares, de amparo a idosos e crianças portadoras de necessidades especiais, e entidades de bem-estar animal, com o objetivo de promover a integração e socialização com animais para fins terapêuticos. Esta iniciativa visa melhorar a qualidade de vida dos beneficiários dessas instituições através da convivência com os animais.
O Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) receberá apoio para continuar prestando serviços de qualidade à comunidade, especialmente em casos de animais em situação de vulnerabilidade.
Lúdio Cabral é candidato a prefeito de Cuiabá ao lado de Rafaela Fávaro, candidata a vice-prefeita, pela coligação "Coragem e Força pra Mudar", formada pelos partidos PSD, Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e Federação PSOL REDE.
Com Assessoria


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade