Da Redação
"No governo de Lúdio Cabral em Cuiabá, a candidata a vice-prefeita da Coligação Coragem e Força para Mudar, Rafaela Fávaro, afirma que irá participar ativamente da execução de um conjunto de ações para garantir o bem-estar dos animais na capital. Entre as propostas, Rafaela destaca um programa para facilitar a castração de animais resgatados e firmar parceria com instituições que hoje já fazem esse trabalho com pouca ou nenhuma ajuda do poder público" - pontua divulgação.
Mais informações - no campo das ações de campanha:
A proposta é realizar parcerias com clínicas privadas e a Secretaria Adjunta do Bem-estar Animal para a captura e castração desses animais, além da devida utilização dos castra-móveis já existentes no município.
"A castração é uma medida eficaz para controlar a população de animais abandonados, evitar o aumento da quantidade de cães e gatos e promover a saúde e o bem-estar deles”, afirma Rafaela Fávaro.
A futura gestão ainda vai analisar a viabilidade de implementar um serviço de resgate móvel para animais, em parceria com ONGs, utilizando veículos cedidos pelo poder público para ações de resgate e tratamento de animais em situação de risco. Esta medida facilitará o socorro a animais necessitados, especialmente aqueles que vivem nas ruas.
A candidata a vice-prefeita também ressalta a importância dos protetores de animais, que atualmente são os principais responsáveis pelo cuidado dos animais em situação de abandono.
"Hoje, o cuidado com os animais só acontece por causa dos protetores, que fazem o possível e o impossível, coletando doações para resgatar e cuidar dos animais. Os custos veterinários são muito altos, e sem essas pessoas dedicadas, muitos animais não teriam nenhuma chance de sobrevivência", completa.
Ela ainda destaca que os protetores de animais sofrem com a falta de apoio do poder público, o que torna o trabalho deles ainda mais difícil. “Precisamos mudar essa realidade e garantir suporte adequado para essas iniciativas”, pontua.
Estima-se que haja cerca de 18 mil animais nas ruas e em abrigos aguardando adoção em Cuiabá, o que ressalta a urgência de ações mais eficazes.
"Queremos criar uma rede de apoio forte para que nenhum animal fique sem abrigo ou cuidados necessários", explica Rafaela Fávaro.
A criação de um banco de dados para o cadastramento de animais abandonados será uma prioridade. Esse sistema permitirá o monitoramento dos animais resgatados e auxiliará na sua reabilitação e adoção.
Serão estabelecidas parcerias entre entidades hospitalares, de amparo a idosos e crianças portadoras de necessidades especiais, e entidades de bem-estar animal, com o objetivo de promover a integração e socialização com animais para fins terapêuticos. Esta iniciativa visa melhorar a qualidade de vida dos beneficiários dessas instituições através da convivência com os animais.
O Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) receberá apoio para continuar prestando serviços de qualidade à comunidade, especialmente em casos de animais em situação de vulnerabilidade.
Lúdio Cabral é candidato a prefeito de Cuiabá ao lado de Rafaela Fávaro, candidata a vice-prefeita, pela coligação "Coragem e Força pra Mudar", formada pelos partidos PSD, Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e Federação PSOL REDE.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
DPU: Justiça homologa acordo histórico sobre reconhecimento de danos do racismo no Brasil
Expediente bancário tem alterações neste final de ano
Urgência: MP pede que prefeitura restabeleça funcionamento de farmácia
Benefícios fiscais e Mato Grosso
A estrela de Belém
Processo administrativo tributário
PF: Operação integrada combate crimes ambientais na TI Sararé
Viagens no Paiaguás: Botelho assume Governo de Mato Grosso
Assembleia Legislativa suspende atividades; retorno dia 6 de janeiro
Três em cada dez domicílios não contam com rede de esgoto