Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande divulgou um mapa da segurança pública - assinalando investimentos - e pontuando: "conforme estudo, com uma população de 300 mil pessoas, Várzea Grande registrou índice de 14,1 assassinatos a cada 100 mil habitantes. É o município com a segunda maior população do estado e detentor da quarta maior economia".
Em levantamento disponibilizado - ressalta as medidas adotadas pelo município:
A realização do concurso público para a contratação imediata de mais 50 agentes da Guarda Municipal, escolas em tempo integral e iluminação pública tem sido ações adotadas pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande para contribuir com a segurança pública. A adoção de lâmpadas de LED, promovido pelo programa MT Mais Iluminado do Governo do Estado e implantadas pela prefeitura, também é outra ação que ajuda a trazer mais segurança à população.
O prefeito Kalil Baracat (MDB) destacou que Várzea Grande foi apontada como a cidade mais segura do Centro-Oeste em 2022, conforme o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, um indicador exclusivo MySide, com base em dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O ranking acima leva em conta municípios brasileiros com 100 mil habitantes ou mais.
“Várzea Grande saiu muito bem colocada a nível de segurança na região Centro-Oeste, ficou muito bem colocada e isso se deve aos investimentos de infraestrutura, à iluminação pública que a gente vem fazendo, dos subsídios que nós damos à Guarda Municipal, da valorização da nossa Guarda Municipal que atua em conjunto com as forças policiais como a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual”.
Kalil também atribui o concurso público com 50 vagas e mais cadastro de reserva para a Guarda Municipal como uma ação importante para a segurança pública. São atribuições deles o atendimento de ocorrências de trânsito, a Patrulha Maria da Penha, segurança nas escolas e a cooperação com as demais forças de segurança.
“A gente vai melhorar a performance ainda do nosso município, não tenho dúvidas. Outra importante ação é o monitoramento feito nas escolas. Depois dos ataques em escolas em outros estados do país, contratamos um serviço de monitoramento desde a entrada do aluno por meio de reconhecimento facial. Como temos câmeras no entorno das escolas, isso também acaba contribuindo com a segurança pública”.
O prefeito destacou que uma das ações importantes para combater a vulnerabilidade das crianças é deixá-las mais tempo nas escolas. Por meio das Escolas em Tempo Ampliado (ETA) e Escolas em Tempo Integral (ETI), os alunos entram pela manhã e saem apenas no fim da tarde, recebendo todas as refeições para atividades extracurriculares, ficando longe das ruas e de horas nos celulares.
“Investindo no desenvolvimento econômico e social, dando oportunidades para capacitação das pessoas, mais ofertas de emprego e colocando as crianças dentro das escolas, a gente afasta a criminalidade dos cidadãos de bem. Não tenho dúvida de que a forma de contribuir com essa demanda é ter o poder público ali presente, principalmente, atuando dentro da educação. Dentro das escolas, as crianças estão seguras, aprendendo a cultura, música, artes marciais, reforço escolar e outras atividades. Estamos preparando-os para o amanhã, com mais oportunidades”, finalizou Kalil Baracat.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
DPU: Justiça homologa acordo histórico sobre reconhecimento de danos do racismo no Brasil
Expediente bancário tem alterações neste final de ano
Urgência: MP pede que prefeitura restabeleça funcionamento de farmácia
Benefícios fiscais e Mato Grosso
A estrela de Belém
Processo administrativo tributário
PF: Operação integrada combate crimes ambientais na TI Sararé
Viagens no Paiaguás: Botelho assume Governo de Mato Grosso
Assembleia Legislativa suspende atividades; retorno dia 6 de janeiro
Três em cada dez domicílios não contam com rede de esgoto