Da Redação
“Sabemos que há deficiência de vagas em creches. A demanda declarada é de 12 mil vagas, mas esse número pode passar de 30 mil" - alertou o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo - considerando que "após a aprovação de nota técnica e intensa negociação do TCE-MT junto à Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), 19 municípios protocolaram projetos para construção e retomada de creches".
O TCE evidencia:
O documento, homologado na última semana, apontou caminhos para a aplicação de recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, que se encerra em julho.
Do total de propostas apresentadas, oito envolvem repactuações com a União, enquanto outras 11 são para construção de novas unidades, contemplando ao todo 1.590 crianças.
"Como exemplo, dentre os municípios que enviaram os projetos, Primavera do Leste apresentou uma necessidade de 550 vagas, Aripuanã, Jangada, Curvelândia, Nova Marilândia, Porto Estrela, Poxoréu, Porto dos Gaúchos, Querência e Santo Antônio do Leste apresentaram um déficit de 150 vagas, Comodoro, de 100 vagas, além dos demais que enviaram”, salientou o conselheiro-presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, na sessão ordinária - nesta semana.
A nota técnica, elaborada pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe-MT) e aprovada por unanimidade pelo TCE-MT, buscou dar segurança jurídica aos municípios e assegurar a aplicação, ainda neste ano, de parte dos R$ 122 milhões destinados ao setor no orçamento estadual, uma vez que a legislação eleitoral veda transferências voluntárias do Estado para os municípios nos três meses que antecedem o pleito municipal.
"Estamos dando aos municípios uma orientação que possibilita concluir a obra pactuada com o FNDE com recursos do Governo do Estado ou, inclusive, com os recursos municipais, tomando ao mesmo tempo as atitudes administrativas junto ao Ministério da Educação para regularização das pendências. Estamos finalmente discutindo como gastar o dinheiro assegurado no orçamento e o Estado está fazendo uma ação histórica para a construção de creches, que é uma política pública fundamental”, salientou o conselheiro Antonio Joaquim, que preside a Comissão Permanente de Educação e Cultura do TCE-MT e representa o órgão no Gaepe-MT.
Os projetos foram enviados à Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e protocolados junto a Seduc-MT dentro do prazo estabelecido em reunião convocada pelo TCE-MT e coordenada pelo conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, e pelo conselheiro Antonio Joaquim, com participação do conselheiro Waldir Teis.
Orçamento
A inclusão de recursos para a construção e ampliação de creches nos municípios de Mato Grosso na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) é fruto de articulação do conselheiro Antonio Joaquim e do Gaepe-MT.
Com Comunicação TCE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal