• Cuiabá, 19 de Julho - 00:00:00

VG: campanha de Doação de Sangue reforça estoque do Hospital Pronto Socorro


Da Redação

A prefeitura de Várzea Grande confirmou - em levantamento - que "a campanha de doação de sangue realizada de 11 a 14 de junho pelo Hospital e Pronto-Socorro Municipal (HPSMVG), em parceria com o Hemocentro de Cuiabá, resultou na coleta de 158 bolsas de sangue, um número considerado excelente pela Agência Transfusional do HPSMVG".

A gestão divulgou o balanço:

A ação, que encerrou na última sexta-feira, Dia Mundial do Doador de Sangue, superou todas as expectativas e destacou a solidariedade da comunidade local.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, expressou seu orgulho e agradecimento pelo engajamento da comunidade na campanha, destacando a importância da solidariedade e do compromisso coletivo com a saúde pública.

"Estou extremamente orgulhoso da resposta da nossa comunidade à campanha de doação de sangue. A solidariedade demonstrada pelos moradores de Várzea Grande é um testemunho do nosso compromisso coletivo com a saúde e o bem-estar de todos. A coleta de 158 bolsas de sangue não só reforça os estoques do nosso hospital, mas também salva vidas. Agradeço a cada cidadão que participou e incentivo todos a continuarem contribuindo para que possamos manter esse espírito de união e cuidado".

Kalil Baracat também explicou que a campanha de doação de sangue do HPSMVG é uma iniciativa fundamental para assegurar que o hospital continue prestando atendimento de qualidade em diversas situações, desde pediatria até casos de UTI e emergências.

Ney Provenzano, diretor do HPSMVG e subsecretário de Saúde municipal, ressaltou a importância de Várzea Grande no contexto estadual: "Várzea Grande é a segunda maior cidade do estado de Mato Grosso e desempenha um papel vital no atendimento à demanda emergencial da baixada cuiabana. O HPSMVG é o segundo hospital público do estado que mais consome hemocomponentes, por isso, manter um estoque saudável é crucial".

Para contextualizar o sucesso desta campanha, é importante destacar que em campanhas anteriores a média de arrecadação durante ações similares girava em torno de 50 a 80 bolsas de sangue ou menos. Comparado aos 158 bolsas coletadas nesta edição, o aumento significativo demonstra um engajamento crescente da população e a eficácia das estratégias adotadas pelo HPSMVG em parceria com o Hemocentro de Cuiabá.

"A população foi nota 1000 por aderir à campanha. Todos os dias o ônibus do Hemocentro, que ficou estacionado em frente ao HPSMVG, estava lotado de doadores. Quem doou sangue ganhou uma camiseta como forma de agradecimento," destacou Letícia Mello, responsável pela Agência Transfusional do HPSMVG.

Em 2021 a Agência Transfusional do HPSMVG coletou 14.169 bolsas de sangue; em 2022, 13.652 bolsas de sangue; em 2023, 17.518 bolsas, e em 2024, já somam até junho, 9.591 bolsas. Com essa média, espera-se finalizar o ano com mais de 22,5 mil bolsas. “Lembrando que para atender aos leitos do SUS no município, é necessário coletar 125 bolsas por dia e 2.500 por mês”, pontua Letícia Mello.

As Doações de Sangue continuam - Maria das Graças Metelo, secretária de Saúde de Várzea Grande, lembra que as doações de sangue não podem parar e quem quiser doar basta procurar o MT Hemocentro em Cuiabá e pedir que a doação seja destinada para Várzea Grande.

" Além de celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, a campanha teve como objetivo reforçar os estoques de sangue do hospital. Quem quiser continuar doando pode procurar o Hemocentro Estadual em Cuiabá e informar que a doação é destinada a Várzea Grande. Essa prática ajuda a manter o estoque de sangue estável, garantindo que o hospital possa continuar atendendo eficazmente a comunidade", disse a gestora.

Rose do Prado, funcionária do pronto-socorro e doadora de sangue, também participou da campanha: "Trabalhar aqui e ainda poder contribuir doando sangue é gratificante. Sabemos que cada gota faz a diferença".

 

Com Secom




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: