• Cuiabá, 19 de Julho - 00:00:00

SENAC ENCANTOS


Proprietários de restaurantes, bares, lanchonetes, chefs de cozinha, banqueteiras, autônomos do ramo culinário e até mesmo aquelas pessoas que não atuam profissionalmente, mas que possuem uma receita que faz sucesso entre amigos e familiares, têm até a próxima segunda-feira (17) para se inscrever no ‘Senac Encantos’, projeto de turismo gastronômico que elegerá o prato típico de Barra do Garças (520 km de Cuiabá).

O edital completo que regula a seleção e o formulário on-line de inscrições estão disponíveis no site ‘www.mt.senac.br’. Podem participar pessoas físicas e jurídicas residentes no município do Vale do Araguaia.

Os candidatos deverão informar uma breve história do prato, incluindo sua origem e relevância cultural; a lista detalhada dos ingredientes necessários e descrição do modo de preparação da receita; fotografia do prato, demonstrando sua apresentação final; e responder à pergunta: "por que a minha receita dever ser considerada o prato típico de Barra do Garças?"

Cada participante (CPF ou CNPJ) só poderá inscrever um prato. As receitas inscritas serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por um chefe de cozinha local, historiador ou antropólogo também da região, professores de culinária ou nutrição, representante das secretarias ou conselhos de cultura, turismo e morador local atuante na preservação e promoção das tradições culturais de Barra do Garças.

Após as inscrições, o ‘Senac Encantos’ terá dois estágios. Na primeira fase, a comissão julgadora avaliará, pelo formulário de inscrição, aspectos como originalidade, relevância cultural, criatividade e autenticidade. Dessa avaliação, sairão dez selecionados para preparação dos pratos e análise de textura, apresentação visual, boas práticas na manipulação dos alimentos, sabor e aroma do prato. Daí sairão três finalistas.

Na segunda fase, os moradores de Barra do Garças terão a oportunidade de votar em seu prato preferido dentre os finalistas. A partir dessa votação popular, será eleito o prato típico do município.

O autor do prato vencedor será premiado com a participação na ‘Semana da Gastronomia Regional – edição especial Mato Grosso’, que será realizada em outubro deste ano, nos restaurantes-escola do Senac, em Brasília-DF, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Além disso, o vencedor será oficializado como o prato típico de Barra do Garças, por meio de um projeto de lei que será proposto pela Câmara Municipal. A divulgação do resultado final está agendada para o dia 12 de setembro, véspera do aniversário de 76 anos do município, celebrado no dia 15/9.

O presidente do Sistema Comércio no estado, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca que a iniciativa tem por objetivo elevar o potencial turístico de Barra do Garças, destacando a sua culinária única e autêntica.

"Conhecida por suas belezas naturais e riquezas culturais, Barra do Garças receberá com o 'Senac Encantos' um impulso significativo para o setor turístico. Este projeto celebrará e promoverá a diversidade gastronômica da grande região do Vale do Araguaia, elegendo o prato típico barra-garcense e destacando os sabores locais que encantam moradores e visitantes”, sinaliza o empresário Wenceslau Júnior.

 

Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Comércio de Mato Grosso)




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: