• Cuiabá, 24 de Agosto - 2025 00:00:00

A situação necessita de convergência, diz Sérgio Ricardo sobre crise do Portão do Inferno


Da Redação

“A situação necessita de convergência. No mundo moderno não deve haver mais trincheira entre interesse público, social e meio ambiente, é preciso pensar em soluções sustentáveis", asseverou o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo sobre o contexto de busca de resolução relativa ao trecho do Portão do Inferno.

O TCE assinala as informações de reunião entre o presidente do TCE-MT e representantes do Estado: 

Ele se reuniu com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, para tratar da solução para a crise na região do Portão do Inferno, na rodovia MT-251, que liga Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Durante a reunião, o conselheiro recebeu a informação de que o Estado já protocolou uma proposta junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a realização de uma obra de retaludamento das encostas do Portão do Inferno. 

“Quero parabenizar o governador Mauro Mendes, o secretário Marcelo e a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, pela iniciativa e pelo trabalho realizado. Hoje conheci a proposta que já foi protocolada junto ao ICMBIO, que consiste em retirar as encostas do Portão do Inferno para zerar os deslizamentos e permitir um novo traçado da rodovia, com mais segurança. É a solução mais viável, mais rápida, com previsão de três meses de duração, e mais barata”, salientou o presidente.

Sérgio Ricardo também ressaltou a urgência da medida. “Chapada está morrendo, o comércio está fechando suas portas, o índice de desemprego está aumentando a cada dia, centenas de pessoas já foram demitidas. Tenho a convicção que com essa obra e outras ações que estão sendo trabalhadas, vamos mudar esse cenário negativo e construir um novo momento não só para a Chapada, como para todas as pessoas que moram na região e dependem dessa estrada, que funciona como um dos maiores corredores comerciais para o desenvolvimento do nosso estado, interligando várias cidades produtoras das regiões Sul e Sudeste. Uma estrada que é fundamental para o deslocamento de milhares de pessoas que moram no seu entorno, em especial para aquelas que precisam buscar a Capital.”

O conselheiro também destacou os esforços que o Governo do Estado vem imprimindo para iniciar a duplicação da MT 251. “Quero realçar também a importância da iniciativa do governo de já estar trabalhando na duplicação da MT-251, uma vez que o projeto já está quase pronto na Sinfra e muito em breve será encaminhado para análise da Sema. Portanto, também acredito que nos próximos meses teremos o início da duplicação da estrada Cuiabá-Chapada.”

Há meses sob situação de emergência, com tráfego de veículos controlados, a situação da rodovia tem causado transtorno aos viajantes e, principalmente, para moradores e comerciantes da cidade. Diante disso, já em dezembro, Sérgio Ricardo iniciou um movimento por alternativas junto ao estado, especialistas e a bancada federal.

Na sequência, em reunião com o senador Jayme Campos e ao deputado estadual Júlio Campos, destacou o resultado de relatórios técnicos que apontaram a possibilidade de grandes desmoronamentos no trecho do Portão do Inferno. “Também encaminhamos cópia do relatório ao Tribunal de Contas da União e depois para todas as demais autoridades, para que todo mundo se sinta responsável pela situação, porque todos nós somos responsáveis”, afirmou o conselheiro.

No dia 12 de janeiro, o presidente coordenou inspeção no local. Acompanhado de técnicos e autoridades, defendeu a desinterdição segura do tráfego de veículos leves para garantir a retomada do abastecimento de Chapada e a continuidade das atividades econômicas de toda a região. Propôs ainda a criação de uma Comissão de Gestão de Riscos de Desabamentos e cobrou a adoção de medidas urgentes, como a elaboração de um plano de ação e a destinação de recursos para ações de prevenção.

O trabalho reuniu representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT), dentre outros, debateram soluções para a via. Todo esse esforço teve continuidade em audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (TCE-MT) no dia 19 de janeiro.

A MT-251 é uma estrada-parque administrada pelo Governo de Mato Grosso. No entanto, todo o seu entorno faz parte do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, uma área federal.

 

Com Comunicação TCE-MT




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