Da Redação
A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos - FNP, ressalta em nota apoio ao prefeito de Cuiabá - Emanuel Pinheiro - na seara da decisão monocrática do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que determinou afastamento do gestor do comando da Capital.
Em trecho, a entidade considera: "a FNP salienta a importância de garantir o amplo direito à defesa e ao contraditório, como prevê a legislação. Manifesta, ainda, reprovação a vazamentos processuais e enfatiza a importância de que os direitos e garantias fundamentais devem ser respeitados para que se promova uma ação imparcial e justa".
Pinheiro tenta reverter a decisão - com recurso junto ao TJ e no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Com a decisão do TJ, José Roberto Stopa assumiu interinamente a administração da Capital - anunciando Decreto que visa economia na gestão pública.
No ato de posse, no dia 5/3 na Câmara Municipal, Stopa frisou: "eu quero ressaltar o respeito que tenho pelo prefeito Emanuel Pinheiro, a amizade que tenho por ele".
Nota da FNP na íntegra:
Nota de Solidariedade A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) expressa solidariedade ao prefeito eleito e reeleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, pelo afastamento do cargo por 180 dias, em decisão monocrática de desembargador do Tribunal de Justiça do Mato Grosso.
Neste sentido, a FNP salienta a importância de garantir o amplo direito à defesa e ao contraditório, como prevê a legislação. Manifesta, ainda, reprovação a vazamentos processuais e enfatiza a importância de que os direitos e garantias fundamentais devem ser respeitados para que se promova uma ação imparcial e justa.
Vice-presidente da Região Centro-oeste da FNP, Emanuel Pinheiro, participa ativamente das agendas da entidade, sendo um assíduo defensor do papel pleno dos municípios no pacto federativo. Sua liderança é comprometida com o diálogo e com o enfrentamento dos desafios das cidades brasileiras.
Historicamente suprapartidária e defensora da democracia, a FNP - única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos, que reúne todas as capitais e os municípios com mais de 80 mil habitantes e com tendência representa 415 médias e grandes cidades, onde vivem 61% dos brasileiros e são produzidos 74% do PIB do país (dados de 2021) -, preza pela soberania do voto popular e o respeito às urnas.
Desse modo, a FNP reafirma sua solidariedade ao prefeito.
Brasília, 07 de março de 2024.
FRENTE NACIONAL DE PREFEITAS E PREFEITOS
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Alckmin: tarifaço de Trump afeta 3,3% das exportações brasileiras
Ministra Cármen Lúcia ressalta não haver democracia sem parlamentos
Em Cuiabá: PF prende mulher em flagrante por tráfico de drogas
Operação da Polícia Civil derruba esquema de Bets em MT
Ensino Superior: Grupo FASIPE ganha destaque em Mato Grosso
Forças de Segurança apreendem meia tonelada de droga
A Reforma Tributária e os varejistas
Mais com menos
A crise climática e o período de estiagem
Secretaria de Infraestrutura de MT: trânsito liberado na Miguel Sutil