Da Redação
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) informa que "já está aberto o prazo de inscrições para quem tem interesse em atuar nas Eleições Municipais 2024 como mesário ou mesária voluntários".
O TRE-MT divulgou mais informações:
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) convoca a sociedade, especialmente estudantes de universidades parceiras, que reconhecem o trabalho como atividade extracurricular.
Em Cuiabá, por exemplo, estão vigentes termos de cooperação com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Centro Universitário Várzea Grande (Univag) e a Faculdade Fasipe. Portanto, pessoas matriculadas nessas instituições podem aproveitar o serviço prestado à Justiça Eleitoral para cumprir com as atividades extracurriculares exigidas.
Além deste benefício e de contribuir para o processo democrático e adquirir novos conhecimentos, quem trabalha como mesário tem os seguintes direitos: dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Lei nº 9.054/97, art. 98); em concursos públicos da Justiça Eleitoral ou outros, é concedido o desempate na classificação, quando essa possibilidade constar no edital; e isenção da taxa de inscrição em concursos públicos do Governo do Estado de Mato Grosso.
Para se cadastrar, basta fazer o cadastro fornecendo nome completo, número do título ou CPF, telefone de contato e a função desejada. Clique aqui para se inscrever. Se preferir, a pessoa também pode mandar e-mail para o Cartório Eleitoral que compreende a Zona Eleitoral em que vota. Consulte aqui a lista com e-mails dos Cartórios.
Caso os(as) estudantes tenham dúvida sobre a parceria e se poderão aproveitar as horas de serviço como mesários ou mesárias, podem consultar as próprias universidades.
Sobre a função de mesário
O mesário ou mesária é o representante da Justiça Eleitoral que compõe a mesa receptora de votos. Possui a função de contribuir com a lisura do processo eleitoral, viabilizar as eleições e fortalecer a democracia. Cabe ao mesário ou mesária facilitar e assegurar ao eleitor e eleitora o exercício do direito de votar e ser votado e que sua vontade seja respeitada.
Para orientar o trabalho que será realizado no dia do pleito, a pessoa recebe treinamento específico a ser programado pelo Cartório Eleitoral e ainda pode baixar o Aplicativo Mesário, disponibilizado pela Justiça Eleitoral nas plataformas Android e iOS.
Com Nara Assis/Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Mais de 140 mil ainda não sacaram o PIS/Pasep; veja quem tem direito
PM barra festa de facção e prende grupo em flagrante no interior
Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro
2026: Estado divulga índices definitivos de rateio do ICMS
Natal: espírito do tempo e sua influência na Política
Planejamento para empresas em 2026, o que os balanços dizem sobre o seu ano?
Governo anuncia investimento de R$ 69 mi para recuperação de asfalto
Brasil tem previsão de Natal com ondas de calor e chuvas
Na mira: PM barra tentativa de furto em agência bancária
Órfãos do Feminicídio: a necessidade do Estatuto da Vítima no Brasil e de acolhimento às famílias enlutadas