Onofre Ribeiro
Trago neste artigo algumas questões muito preocupantes. Todas relacionadas à questão humana e ao mercado de trabalho dos próximos anos.
1 – Jovens alemães no Paraguai. Fiquei sabendo recentemente que cada vez número crescente de jovens técnicos alemães estão se mudando para o Paraguai. Qual a causa? Uma série de fatores econômicos e sociais pressionam a União Europeia, pressionando pra baixo o mercado de trabalho e as oportunidades para os jovens. Por isso jovens europeus estão migrando pra outros continentes. A tendência é que jovens europeus comecem a migrar pro Brasil também, em busca de mercado de trabalho.
2 – O Brasil começa a despontar no mundo como um mercado de oportunidades por conta de uma economia que tende a crescer nos próximos anos e da segurança alimentar mundial que olha com certezas sobre o Brasil.
3 – O Grupo Amaggi, gigante do agronegócio de diversas outras áreas em Mato Grosso e no país, enviou seu time de atração e seleção pra visitar o Colégio Agrícola Estadual de Toledo, no Paraná. Atraindo jovens técnicos agrícolas para funções de trabalho nas fazendas do grupo. O mesmo está sendo feito em outras escolas técnicas do país e em Institutos Federais de Educação, pelo mesmo motivo.
4 – Recente relatório da Federação das Indústria de MT levantou que até 2030 serão abertas 800 mil vagas de trabalho no Estado. Não existe gente preparada pra isso.
5 – Tudo isso indica que será necessária uma completa revisão de abordagem sobre o tema da educação profissional. Universidades públicas e privadas, além dos órgãos privados de educação profissional precisam se reinventar imediatamente pra atender ao mercado de curto prazo.
6 – Se a educação profissional no Brasil, particularmente em Mato Grosso não se adequar a esse novo perfil de empregabilidade, corremos o risco do país e do Estado ser invadido por levas de técnicos preparados na Europa, migrando em busca de novos horizontes. Recordo: a União Europeia está numa profunda crise social e econômica provocada por diversos motivos. A empregabilidade lá está caindo cada vez mais. A América do Sul é um horizonte interessante. Especialmente o Paraguai, Brasil e o Centro Oeste. Só pra registro. Mato Grosso é o Estado que mais busca gente qualificada no mercado brasileiro.
Dito isso, governo e o mercado precisam tirar a bunda da comodidade e olhar pra frente!
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro