Paulo Lemos
Estudei nas melhores escolas, faculdades, pós-graduações, me qualifiquei, trabalhei e trabalho com Direito, Política, Docência, Saúde Mental, Filosofia, Psicanálise e Ciências Sociais.
Meu currículo não cabe numa folha de jornal, grande coisa, Jesus não tinha diploma.
Pouco ou nada sei comparado com a sabedoria do Mano Brown, do Racionais, da gente do subúrbio, com quem não sabe lê e escrever, mais sabe amar e viver sem cobiça, inveja e ganância, prepotência e arrogância.
Aprendo com o homem humilde que trabalha o dia inteiro e com um salário-mínimo sustenta toda sua família, como um guerreiro.
A mãe que trabalha fora e dentro de casa, para sustentar sua prole, muitas vezes solitariamente.
Mais do que Marx, Freud, Darwin, Platão e Sócrates, entre tantos outros, me ensinaram, na simplicidade da fala e da vida prática, desses que são os autênticos brasileiros, aprendo o que é a realidade.
Com paz de espírito, humildade e senso-crítico, porém não vindo do circo montado pela elite, e, sim, daqueles que sentem o que dizem e dizem o que sentem, sem máscaras, personagens e manipulação, apenas a verdade, com rigor no conteúdo e ternura nas palavras.
Pois falam com a alma, com a língua do coração, com quem até os anjos aprendem, porque o exemplo de superação desses trabalhadores e trabalhadoras, é o verdadeiro milagre, sem charlatanismo.
Assim também compreendeu, Cora Coralina, "O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende com a vida e com os humildes". Ok.
Por fim, me dirijo aos jovens da atual geração.
Não adianta a galera curtir, dançar e cantar samba, rap, hip-hop e funk consciente, apenas consumindo a cultura crítica e poética da periferia, sem nunca ter pisado lá, sequer escutando e compreendendo a letra, entrando por um ouvido e saindo pelo outro, sem compreender a mensagem de quem experimentou e vive o que canta.
Quanto a guerra, que mata milhares de vidas, quem for a favor do extermínio e do exterminador, esqueça tudo o que leu e faça de conta que nunca me conheceu.
Muda a cabeça, que a vida muda, transforma o coração que o Mundo muda.
Paulo Lemos é advogado e defensor de Direitos Humanos.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro