• Cuiabá, 12 de Setembro - 2025 00:00:00

Com apoio do TRE, encontro debate inovações para setor público


Da Redação

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso reforça o apoio no campo dos debates sobre as inovações para setor público.

O TRE informa que:

Discutir inovações e soluções que sejam aplicáveis ao setor público, promover a capacitação de servidores como laboratoristas e estimular a cultura de inovação dentro das Instituições. Esses são alguns dos objetivos do Encontro de Laboratórios de Inovação do Setor Público (E-Lab 65/66), que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 deste mês, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso está entre as instituições realizadoras do evento, que conta ainda com a participação do TJ/MT, Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Governo do Estado, Ministério Público Estadual (MP/MT) e Assembleia Legislativa (AL/MT).

O encontro ocorrerá no formato híbrido – presencial e virtual e traz uma extensa programação com a realização de palestras, mesas de debate e apresentações no período matutino, no espaço Gervásio Leite, situado no TJ-MT. Essa parte da programação é aberta ao público, que poderá acompanhar o evento pelo canal oficial do TJ-MT no YouTube. Clique aqui e faça sua inscrição. Já no período vespertino, as oficinas serão 100% presencial e acontecerão na Escola dos Servidores do Poder Judiciário e será exclusivo para os inscritos – magistrados e servidores, que atuam com ferramentas de inovação.

Para ministrar os conteúdos, o Encontro traz especialistas em inovação, entre eles: o especialista em inovação pública e integrante da equipe de projetos do escritório da Agência Nacional de Aviação Civil, Rodrigo Narcizo; a Gestora de Inovação Jurídica do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará (ÍrisLab), Mariana Zonari; o professor do Departamento de Computação da UFC e coordenador do Laboratório de Ciência de Dados (InsightLab), José Macedo; o coordenador da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório de Minas Gerais (UAILab), juíz Rodrigo Faria e a juíza Aline Vieira Tomas, responsável pelo projeto Simplificar 5.0, de Legal Design e Inteligência Artificial, do TJ/GO.

“As instituições públicas que visam melhorar de forma contínua os serviços prestados à sociedade devem focar em inovação, cooperação e integração entre si. É preciso estar aberto as novas tecnologias e usá-las de forma a melhorar suas prestações administrativas, jurisdicional e de serviços. Neste Encontro teremos um campo de aproximação e interação entre as instituições com a partilha de melhoras práticas e ferramentas de inovação já disponíveis. Além disso, a iniciativa cria um ambiente fértil para o surgimento de novas e efetivas ideias de inovação. A Justiça Eleitoral de Mato Grosso se fará presente, não somente, na organização desse Encontro, mais extraindo dele, valiosas práticas e ideias a serem implementadas “ressaltou o juiz auxiliar da presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Vilella.

O E-Lab 65/66 será uma relevante oportunidade para a capacitação de magistrados e servidores que colaboram diretamente nas atividades do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS).

Além disso, o evento também atende a Resolução n. 395 do CNJ que instituiu a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário, ante a necessidade de adoção de metodologias ágeis e de recursos tecnológicos para, mediante a otimização dos processos de trabalho, aprimorar a prestação de serviços à população e posicionar o usuário como peça central na execução do serviço público e a Meta Nacional 9, de estimular a Inovação no Poder Judiciário, consistente na realização de ações que visem à difusão da cultura da inovação em suas diversas dimensões e nas interações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: