Da redação
O Gabinete de Intervenção Estadual na Saúde de Cuiabá informou na manhã desta quarta-feira (26), que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital "já contam com médicos e medicamentos para atender a população, após medidas emergenciais". Também certificam que desde o início da intervenção, no dia 15 de março de 2023, foram contratados 92 médicos e comprados R$ 15 milhões em medicamentos e insumos.
Com essa estruturação das unidades básicas, a orientação é que a população busque o atendimento nesses locais. "Conseguimos melhorar o atendimento nas unidades básicas, que são consideradas a porta de entrada para o SUS, e compramos remédios suficientes para que todas as unidades fiquem abastecidas. O atendimento nas UBS fortalece o sistema público de saúde e contribui ainda com uma melhor assistência", afirma a interventora Danielle Carmona.
A nota informativa ainda pontua que:
- Quando o estado assumiu a Saúde de Cuiabá, 28 unidades básicas estavam sem médicos. Para contratar profissionais para essas unidades, a Intervenção convocou profissionais aprovados no processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde, lançou processo seletivo simplificado e abriu credenciamento para contratação de pessoa jurídica;
- Agora, com essa estruturação, todas as unidades estão prontas para atender casos considerados de menor gravidade, sendo que cinco delas com horário estendido, das 7h até as 21h, sem interrupção no horário de almoço. São elas: UBS dos bairros Tijucal, Parque Ohara, Cidade Verde, Ilza Picolli e Clínica da Família no bairro CPA.
- As outras unidades sem horário estendido funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
- As UBS são responsáveis pelo atendimento de rotina, como consultas médicas, exames diagnósticos e avaliação, curativos, coleta de sangue, vacinações, aplicação de medicamentos com prescrição médica, encaminhamentos para especialidades e planejamento familiar, entre outros serviços essenciais.
(Com informações Assessoria do Gabinente de Intervenção)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
AL confirma programação para comemorar os 190 anos de história
IBGE: cai para 3,8% taxa de analfabetismo em Mato Grosso
MT destaca participação no Valor de Transformação Industrial
Prefeita Flávia apresenta transformação digital de Várzea Grande
Supersalários no Judiciário crescem 49,3% em 2024, mostra estudo
Shows e evento: TJ manda prefeitura cumprir normas ambientais
PC: quatro operações derrubam facção criminosa em Mato Grosso
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,2%
O tempo como jurado pode ser considerado como tempo especial?
Saúde: vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos