Da Redação
Por meio de nota, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) pontua alerta à sociedade "sobre a grave ampliação da poluição atmosférica na hipótese de se aumentar o percentual de biodiesel no combustível de ônibus e caminhões no Brasil".
Foi a resposta para eventuais mudanças que estão sendo analisadas no Governo Lula.
Trecho de reportagem do Portal G1 evidencia que "o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, defendeu nesta sexta-feira (24) o aumento do percentual de biodiesel a ser acrescido no diesel".
Para isso, o Governo Federal coloca na balança questões ambientais - mas também mede os resultados em termos de possíveis aumentos no preço do diesel. O assunto não está decidido ainda.
CNT
A CNT reage ao ressaltar que "ao contrário do que se propaga, o aumento do percentual do biodiesel na mistura obrigatória ao diesel prejudica o meio ambiente, já que diminui a eficiência energética dos motores, aumentando o consumo. Isso faz com que os veículos passem a emitir mais poluentes, especialmente óxido de nitrogênio".
Na nota, a entidade pontua que "a experiência da utilização de 13% de biodiesel ocorrida no passado já comprovou isso. Há diversos relatos de panes súbitas em ônibus e caminhões, que se desligaram sozinhos durante funcionamento em rodovias. Isso pode provocar acidentes com vítimas fatais, o que preocupa todo o setor de transporte no Brasil".
Considera ainda que "o eventual acréscimo do teor do biodiesel irá gerar custos adicionais ao valor do frete, que serão transferidos a toda população, traduzindo-se em acréscimos inflacionários e encarecendo ainda mais o transporte e, por consequência, os produtos consumidos e exportados".
Por fim, acrescenta que "a CNT, dessa forma, convida os representantes da indústria do biodiesel, dos órgãos governamentais, da sociedade civil e da imprensa a participarem de estudos independentes que apontem o teor mais favorável da mistura para o meio ambiente e para o funcionamento dos motores, de forma a garantir segurança aos transportadores e aos usuários das rodovias Brasil afora".
Ainda não há comentários.
Veja mais:
MP pede criação de Centro de Atenção Psicossocial e fixa prazo de 90 dias
Projeto cria programa de estatísticas da população negra para avançar nas políticas públicas
Emanuel: novo Aquário será maior complexo turístico de Cuiabá
Mais mulheres CEOs, por favor!
PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1
O caso de um pescador...
Nomofobia: A Epidemia do Medo de Ficar Desconectado
Senador confirma pesquisa no Pantanal que avaliará medidas contra incêndios
Operação da Polícia Federal apreende dinheiro falso em Mato Grosso
Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura