Da Redação
Em uma de suas primieras declarações, logo após ser reeleito em 1º turno com 68,45% dos votos válidos, o governador Mauro Mendes afirmou que pretende realizar obras na BR-163, conhecida por "rodovia da morte", já no próximo ano e não gradativamente como estava planejado pela concessionária.
Também declarou que é necessário finalizar o processo de concessão da rodovia. "Esse é um novo e grande desafio que o Governo está assumindo, a BR-163. Um problema que é do Governo Federal, não foi resolvido e puxamos para o nosso colo agora e vamos tentar colocar obras nessa BR-163 em 2023 e não em cinco anos como estava sendo projetado", pontuado.
Nesta terça-feira (04) será assinado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a transferência da concessão da BR-163. A solenidade será no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, às 14 horas, e deve contar a presença do presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.
ENTENDA O PROCESSO DE CONCESSÃO - O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou dia 28 de setembro a transferência de controle acionário e o TAC com a Concessionária Rota do Oeste (CRO), responsável pela concessão de 822,8 km da BR-163, em Mato Grosso.
Agora, o processo de transferência do controle acionário da BR-163 para o Governo de Mato Grosso entra em sua segunda etapa, com a renegociação de dívidas junto aos bancos que financiaram a primeira parte da duplicação da rodovia com a Odebrecht.
Ao comprar as cotas de participação da Odebrecht Transport por R$ 1, por meio da MT Participações e Projetos (MT Par), o Governo de Mato Grosso assume as dívidas contraídas pela Rota do Oeste para a duplicação de 120 km da BR-163, entre Itiquira e Rondonópolis, na região Sul do Estado. Entretanto, diante dos investimentos que ainda serão realizados para que a duplicação da estrada seja concluída, o Governo busca a renegociação dessas dívidas.
Conforme a proposta apresentada pelo Governo, nos próximos dois anos será investido R$ 1,2 bilhão para a conclusão das obras no trecho mato-grossense da BR-163, com recursos próprios. Desse valor, R$ 300 milhões já estão no caixa da empresa estadual, enquanto o restante dos valores será repassado pelo Estado, segundo previsão orçamentária.
(Com informações Secom-MT)
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