Da Redação
A prefeitura de Cuiabá alerta sobre o dia "D" de Vacinação - neste sábado (24).
A Pasta da Saúde volta a frisar a importância da vacinação, como forma de prevenção.
A gestão divulgou a programação da Saúde da Capital.
Confira - conforme o Executivo da Capital:
Sábado (24) tem o 2º Dia D Rural para vacinação de crianças e adolescentes nas UBS Nossa Senhora da Guia, Aguaçú, Rio dos Peixes e extensões, Coxipó do Ouro, Barreiro Branco e Coivaras, das 8h às 16h. Com a iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde prevê zerar o público-alvo dessas unidades, ou seja, 100% de crianças imunizadas na área rural de Cuiabá.
“Já temos mais da metade das crianças e adolescentes vacinadas na zona rural. Na UBS da Guia, por exemplo, 70% já compareceram para receber o imunizante contra a poliomielite. Um índice positivo e bem distante da realidade de Cuiabá, onde os números apontam 23,73% do público alvo”, revelou Marinete de Oliveira Ribeiro, coordenadora da zona rural.
A vacina contra a Poliomielite é necessária para prevenir contra o vírus da paralisia infantil. A doença está erradicada no Brasil, no entanto, o vírus circula no mundo. Existem vários países em que a doença não é erradicada.
A paralisia infantil, como é de conhecimento da população e, especialmente dos mais antigos, deixa seqüelas para o resto da vida. Por isso a concentração de esforços em atingir a cobertura vacinal do respectivo público. Mas não depende apenas dos órgãos de saúde, e sim, muito dos pais e responsáveis, levando as crianças até os locais de vacinação.
“Esse é o objetivo, levar a imunização até a população das comunidades rurais do nosso município, garantindo assim a proteção da população de todas as regiões e municípios mesmo que de áreas mais longínquas”, frisou a coordenadora da Rural.
Além da cobertura vacinal para a Poliomielite, na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, o dia D Rural possibilitará a atualização da caderneta aos que tiverem até 15 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
A Campanha já está em andamento desde o dia 15 de agosto e vai até o dia 30 de setembro, conforme prorrogação liberada pelo Ministério da Saúde.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica