Regina Botelho
A Justiça Eleitoral no país, e leia-se - em Mato Grosso, tem reforçado as ações que visam explicar o funcionamento do sistema eleitoral, e defender a Democracia.
Neste momento, faltando um mês para a eleição - tem aumentado o número de disparos nas redes sociais de fake news sobre a urna eletrônica e os ataques atingem em cheio da Justiça Eleitoral.
Algumas fake news consideram que a Justiça Eleitoral montou um modelo de votação que poderia "tirar votos do presidente Jair Bolsonaro". É mentira, sendo mais um ataque à Democracia.
Assim, em busca de assegurar a transparência das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) também realiza palestras sobre o sistema eleitoral.
Confira - conforme a Comunicação do TRE:
O papel do sistema eleitoral na consolidação da democracia foi tema de uma palestra ministrada pelo juiz eleitoral da 9ª Zona Eleitoral, Carlos Augusto Ferrari, no auditório do Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar), em Barra do Garças, na última quarta-feira (31.08).
O evento, fruto de uma parceria entre o Univar, Justiça Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) – Subseção de Barra do Garças, também contou com uma palestra ministrada pela promotora de Justiça da 9ª Zona Eleitoral, Luciana Rocha Abrão David. Ela falou sobre os crimes eleitorais, com ênfase para o crime de violência política contra a mulher.
O juiz eleitoral destacou o trabalho feito pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e a 9ª Zona Eleitoral, com a finalidade de assegurar a realização das Eleições 2022 e, consequentemente, a defesa da democracia.
“É fundamental confiarmos e defendermos as urnas eletrônicas, combatendo a propagação de informações inverídicas, as chamadas fake news. Além disso, a Justiça Eleitoral é um importante instrumento de segurança jurídica na captação da vontade da nossa população, por meio do voto”.
Participaram da palestra representantes da OAB de Barra do Garças e estudantes do Univar.
Treinamento de mesários
Muitos dos universitários do Univar, inclusive, são mesários voluntários nas Eleições 2022, em função de um termo de cooperação firmado entre a 9ª Zona Eleitoral e o Centro Universitário. Juntamente com os demais mesários, eles começaram a ser treinados, nesta quinta-feira (1º/09).
O treinamento, que inclui conteúdos teóricos e práticos, seguirá até o dia 12 de setembro, para contemplar os 800 mesários convocados que atuarão no pleito deste ano.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado