Da Redação
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) comunica que "a partir desta segunda-feira (29.08), a Ouvidoria do órgão receberá demandas 24 horas, todos os dias, pelo 0800 647 8191".
Ressalta na nota que "a medida é pioneira na Justiça Eleitoral e visa facilitar o acesso da população".
Veja mais informações - de acordo com o TRE:
O atendimento telefônico humanizado da Ouvidoria é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h. Após esse horário, ficará disponível, de forma contínua, um atendimento telefônico automatizado, pelo qual será possível gravar em áudio a solicitação.
Uma mensagem gravada irá orientar o eleitor de acordo com a necessidade e, em seguida, o conteúdo do áudio gravado será registrado entre as demais demandas recebidas pelos atendentes em horário comercial. Após recebimento da solicitação, a Ouvidoria dará retorno ao eleitor.
Segundo o ouvidor eleitoral, juiz-membro Jackson Francisco Coleta Coutinho, esta é mais uma ferramenta que a Justiça Eleitoral oferece ao cidadão, que vai além do horário de expediente. “Buscamos incentivar a participação de todos, seja com críticas, sugestões, contribuições, como forma de ampliar o controle social e fomentar o debate democrático”.
Acesso à informação
A Ouvidoria Eleitoral de Mato Grosso é um órgão voltado à defesa dos direitos e garantias fundamentais do cidadão, atribuindo maior transparência aos trabalhos e ações do TRE-MT. É um canal aberto ao recebimento de elogios, reclamações, sugestões, denúncias e solicitações de acesso à informação.
É importante ressaltar que com relação às denúncias de fake news sobre o processo eleitoral ou o sistema eletrônico de votação, existe um canal específico, o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições. A ferramenta recepciona estas denúncias e rapidamente as envia como prioridade às plataformas digitais e agências de checagem parceiras da Justiça Eleitoral.
Já as condutas inadequadas de candidatos devem ser registradas via aplicativo Pardal. Enquadram-se nesta opção casos de infrações relacionadas à propaganda eleitoral, mensagens desinformativas contra candidaturas, indícios de irregularidades em arrecadações de campanha, entre outras. O Pardal está disponível para download no Google Play e na Apple Store.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado