Da Redação
Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), confirmou durante a Conferência Municipal Sobre o Modal de Transporte Público (VLT X BRT), realizada pela gestão da Capital - na manhã desta quinta-feira (7), na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que irá acompanhar vistorias previstas para amanhã (8), à cargo da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados - nas obras inacabadas do VLT.
As fiscalizações devem ser realizadas nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, a partir das 7h30. A Comissão é presidida pelo deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA).
Segundo a administração da Capital, o prefeito acompanhará a Comissão a três locais destinados a passagem do modal de transporte na capital, sendo a primeira parada na Avenida Palmiro Paes de Barros - viaduto que dá acesso a cidade de Santo Antônio do Leverger, a segunda vistoria será na Avenida Fernando Corrêa da Costa – viaduto Jornalista Clóvis Roberto, a terceira visita será feita às obras na Avenida Historiador Rubens de Mendonça – viaduto Jamil Boutros Nadaf).
Na cidade de Várzea Grande, a vistoria será realizada na Avenida da FEB – próximo ao aeroporto Marechal Rondon. Às 9h30, a Comissão chegará ao Centro de Manutenção e Controle Operacional (CMCO) do VLT Cuiabá-Várzea Grande (antiga Vila Militar, em Várzea Grande), onde atenderá a imprensa às 11h30.
A prefeitura lembra que a visita da Comissão foi articulada pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, e aprovada na Câmara Federal em maio de 2022, após requerimento apresentado pelo deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ) e subscrito pela deputada Christiane de Souza Yared (PP-PR).
O evento
Na abertura do evento, o prefeito Emanuel Pinheiro disse que o objetivo do evento é garantir transparência as informações e apresentar, de fato, as vantagens e ou desvantagens dos dois modais.
Participaram da conferência o presidente do Conselho Regional de Engenharia e secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná, presidente da União Cuiabana da Associação de Moradores de Bairros, Édio Martins, presidente da Federação do Comércio, José Venceslau de Souza Jr., diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, o presidente do Creci, Claudecir Contreira, deputado federal José Medeiros, presidente da Federação Matogrossense de Bairros, Walter Arruda, pela Aprosoja Brasil, Antôni Galvan, além de líderes comunitários.
“Essa Conferência Municipal é voltada exclusivamente para o povo e para a sociedade. Não é para nenhuma autoridade, prefeito, vereador ou governo. É uma contribuição que a Prefeitura de Cuiabá, com a realização desse encontro, dá para colocar luz no debate sobre a escolha do melhor modal de transporte. O Brasil está colocando luz, para que Cuiabá possa sair das trevas desse embate que já dura cerca de dez anos, com 44 vagões parados e um projeto já aprovado”, disse o prefeito.
Governo
Em nota ontem (6), o Governo do Estado manifestou contrariedade sobre as discussões nesse fase - assinalando entre vários pontos que já debateu o assunto. O Executivo estadual optou pelo BRT em substituição ao VLT - mas trava batalha na esfera judicial para dar sequência ao processo e atos do modal.
Com Secom

Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJMT mantém pena por transporte ilegal de agrotóxicos
Justiça crava: plano de saúde deve custear mamoplastia
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado