Da Redação
"Não basta apenas ofertar vagas de trabalho. É preciso qualificar a mão de obra", disse o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), ao destacar o objetivo e resultados do programa Qualifica +VG.
Pontuou a meta da administração - por meio do programa, de "disseminar e promover políticas públicas voltadas à geração de emprego e distribuição de renda por meio da capacitação profissional".
O Qualifica + VG é promovido pela gestão do município, em parceria com o Governo do Estado e entidades do terceiro setor.
Levantamento, conforme o Executivo municipal:
Desde seu lançamento em fevereiro deste ano, mais de 1,6 mil pessoas foram capacitadas em mais de 80 cursos oferecidos gratuitamente. A ação tem como público-alvo as famílias de baixa renda.
“Por isso criamos esse programa que tem tido um grande alcance social gerando, ao mesmo tempo, uma oportunidade das pessoas melhorarem de vida. Várzea Grande é uma cidade pujante. Possui localização privilegiada. Estamos no entroncamento de três rodovias federais. De maneira que temos o dever de fazer com que boa parte dessa economia fique aqui, gerando emprego e distribuindo renda às nossas famílias”.
O programa reúne diversos projetos de cursos de qualificação profissional de importantes parceiros da Prefeitura Municipal, que inclusive, desde o ano de 2021, já ofertaram e preencheram vagas de emprego de pessoas indicadas pela Administração Municipal após avaliação de currículo. “Com a inserção do programa ‘Qualifica + VG’ estamos conseguindo capacitar um número maior de profissionais, com foco no empreendedorismo, e também no processo de ensino e aprendizagem para aqueles que querem mudar de profissão ou se capacitar em mais numa área de atuação “.
O diretor-geral do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), João Bosco Lima Beraldo, disse que Várzea Grande está de parabéns pelos serviços realizados. “O IFMT tem satisfação e alegria em ter o Município como parceiro, em especial, no curso de Microempreendedor Individual, com uma oferta de 500 vagas, para pessoas em situação de vulnerabilidade social e beneficiárias de programas sociais. O curso é um dos mais procurados”.
O supervisor-geral do Senar-MT, Natalino Márcio Viana da Costa, disse que a parceria com a Prefeitura é um sucesso, uma vez que a cidade tem se destacado com 100% de aproveitamento nos cursos ofertados. “No ano passado, realizamos mais de 250 treinamentos. Neste ano, a projeção é de realizar, até a primeira quinzena de dezembro, 380 oficinas”, completou.
O presidente do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento, que possui uma extensão de base em Várzea Grande, Benedito Francisco de Almeida, destacou que a parceria vem sendo consolidada com o Município na realização de treinamentos para a população local. “De janeiro a 20 de junho, foram realizadas 192 oficinas, com a capacitação de 1,9 mil alunos em Várzea Grande. Trabalhamos no fortalecimento de serviços sociais, oferecendo cursos e treinamentos, de forma gratuita, e com certificação de conclusão de curso, o que possibilita uma maior chance desse aluno se inserir no mercado de trabalho”, informou, ao anunciar mais 250 cursos para o segundo semestre.
QUALIFICA + VG
A marca foi criada para identificar os cursos dos parceiros da Secretaria de Assistência Social, com foco no público de vulnerabilidade e risco social, famílias inscritas no Programa Ser Família do Governo do Estado de Mato Grosso, atendendo jovens, mulheres arrimo de família, mulheres vítimas de violência e pessoas com deficiência.
Com Secom/VG
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína