
Com uma vasta programação e entrando para sua sexta edição, a tradicional lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito em Cuiabá acontece no próximo sábado, dia 25. A expectativa é reunir em torno de mil pessoas. A programação começa a parir das 5 horas no Museu da Imagem e Som de Cuiabá (MISC).
Com o objetivo de resgatar e dar visibilidade à cultura africana, o evento é uma tradição afro cultural. É também o momento de realizar uma caminhada por uma cultura de paz onde toda a comunidade independente de religião participa de forma harmoniosa e consiga realizar a troca de conhecimento culturais.
Para a advogada e produtora cultura Lindisey Sá, presidente da Comissão da Lavagem das Escadarias de São Bendito, lavar as escadarias significa a mais pura expressão da liberdade. “É quando podemos sair das nossas casas, com as nossas roupas, com as nossas cantigas e instrumentos, e não existe nada mais gratificante para a minha alma em poder ser quem realmente sou descendente desse povo”.
Lindisey diz ainda que o evento é de lembranças, de memória que referencia e louva o Santo Negro São Benedito, dentro do espaço considerado e reivindicado como espaço de circulação afrodescendente.
Desde o início, a preocupação do Movimento Afro-Cultural de Cuiabá sempre foi com a preservação da vida. “A água, para nós não é apenas um liquido ingerido para matar a cede, e sim, um alimento que limpa, energiza e nos revitaliza, Axe Salve as Aguas”, explica a presidente.
O Ato Cultural acontece com uma caminhada entoada por cânticos, louvores e hinos religiosos, toque de tambores, danças e água de cheiro. “Os bens simbólicos perpetuam a experiência de gerações. Os símbolos devem ser valorizados e estruturados por práticas sociais recorrentes”, disse a presidente.
A programação 2022 será aberta a partir das 5 horas, no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC). Em seguida por volta das 5h45 acontece o café da manhã, por volta das 6h30 acontece a entrega das quartinhas.
O início do deslocamento para a Igreja São Bendito é a partir das 7 horas. Às 8 horas, concentração na Igreja. E às 9 horas início das caminhadas por uma Cultura de Paz.
O ato continua na parte da tarde. Às 13 horas será servida uma feijoada para 500 pessoas na AABB.
O evento é uma organização da Comissão de Lavagem das Escadarias do Rosário e São Benedito, conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e já integra o calendário oficial de eventos culturais do município. Está em processo de registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MT).
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT