Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande anunciou a 4ª dose de vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 40 anos, a partir desta terça-feira (21).
Diante do atual cenário, com aumento exponencial, o prefeito Kalil Baracat (MDB), asseverou um quadro de preocupação na saúde - considerando dados recentes sobre ocupação de leitos UTI Covid.
Em tempo, o Estado registrou hoje 9 mortes e 1.863 novos casos (conhecidos) de coronavírus em três dias.
A taxa de ocupação de leitos UTI Covid beiram a 60% no sistema estadual.
Confira as informações da prefeito, segundo a Comunicação do município, sob o secretário Marcos Lemos:
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, assim que recebeu nesta segunda-feira, Nota Técnica do Ministério da Saúde autorizando a 4ª dose para aqueles vacinados com Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac, e a dose de reforço para aqueles vacinados com a Janssen, determinou o imediato começo da vacinação nas unidades de Saúde Municipais.
“É preciso que as pessoas se conscientizem que a COVID 19 ainda não está debelada, os casos aumentaram em demasia e mesmo não existindo a letalidade dos outros surtos, as unidades de saúde estão lotadas, o excesso de exames e de atendimentos travam o Sistema Único de Saúde – SUS em Várzea Grande”, disse o prefeito Kalil Baracat.
Ele pontuou que novas medidas e reforço estrutural e financeiro estão sendo disponibilizados para a Secretaria Municipal de Saúde, mas que é fundamental que as pessoas compreendam a necessidade de se completar o ciclo vacinal, mesmo quando a ciência e a medicina, constantemente promovem alterações na aplicação do número de doses.
Pela decisão adotada pelo prefeito Kalil Baracat em comum acordo com o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, a partir desta terça-feira, 21 de junho, serão vacinadas as pessoas com a 2ª Dose de Reforço para aqueles que receberam a vacina Janssen e já tem mais de quatro meses ou 120 dias e 18 anos ou mais.
Também serão vacinados aqueles com 40 anos acima com a 4ª dose de vacina contra a COVID 19 e com mais de 120 dias ou 4 meses para aqueles que receberam a vacina Pfizer, AstraZeneca ou CoronaVac, lembrando ser essencial, respeitar a idade e o prazo de intervalo, além de comprovar com o cartão de vacinação as doses anteriores recebidas.
“Queremos que todos estejam imunizados contra a COVID e não nos faltará determinação e empenho para tal, mas precisamos contar com a compreensão e com a participação das demais pessoas”, disse o prefeito.
Para o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, o quadro atual é tão perigoso quanto aquele vivenciado em 2020 e 2021 quando o número de óbitos explodiu em todo o mundo. “Não vamos aqui fazer um alarde desnecessário, mas está comprovado pela ciência e pela medicina que a vacina tem efeitos positivos e garante que as pessoas passem pelo COVID sem risco de morte, mas como ainda não se sabe, a durabilidade e a novas mutações que o vírus SARS-CoV-2, sempre é bom que haja precaução e zelo para se evitar o pior”, disparou Gonçalo Barros.
Na última semana, Mato Grosso voltou a superar a barreira de 1.000 casos diários com até 5 mortes. “Neste final de semana prolongado e com feriados, estive diariamente acompanhando o funcionamento e as atividades das principais unidades de saúde de Várzea Grande, o Hospital Pronto Socorro Municipal – HPSMVG e na UPA IPASE e UPA Grande Cristo Rei, que funcionam 24 horas por dia e porta aberta, via SUS, sem nenhuma cobrança da população e percebi que a média de pessoas procurando atendimento para Síndromes Respiratórias Agudas Graves – SRAG, superou a nossa capacidade de atendimento e confirmando mais de 50% dos atendimentos e exames realizados como casos de COVID 19”, explicou Gonçalo Barros.
Ele sinalizou ainda que vai notificar a Secretaria de Estado de Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – CONSEMS, para o aumento de casos e para o estrangulamento da estrutura de saúde pública para que medidas sejam adotadas em comum acordo a fim de se enfrentar este novo surto de casos de COVID que tende a ser pior por causa do inverno que já começou e vai até 21 de setembro, quando as doenças respiratórias aumentam de forma considerável.
Na tabela em anexo está o cronograma de vacinação até o próximo dia 30, acontecendo em 14 pontos distintos de Várzea Grande e cobrindo todas as regiões. Em negrito os locais de vacinação das crianças e nos demais os adultos, lembrando ser necessário respeitar o intervalo de 120 dias ou quatro meses e idade acima dos 18 anos para aqueles que vão receber a vacina Janssen e acima dos 40 anos para aqueles que vão receber as demais vacinas, Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac.
Pontos de Vacinação
Anexos:
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT