Da Redação
A prefeitura de Cuiabá assinala hoje (16), por meio de nota, o contexto do incêndio ocorrido no domingo (15), no Hospital Municipal São Benedito.
Vale lembrar que segundo a gestão, o atendimento a outros procedimentos do referido hospital, como consultas, continuam em outras esferas da Saúde do município.
A gestão lembra que "no momento do incidente, 76 pacientes estavam no prédio" - observando que todos foram transferidos para outras unidades de Saúde na Capital.
Outro trecho de destaque, acentuado pela prefeitura: "cabe destacar que não houve óbitos e nem feridos em decorrência da remoção dos pacientes. A evacuação do prédio foi organizada em razão da fumaça tóxica".
Confira a nota na íntegra:
A Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o Hospital Municipal São Benedito - HMSB e a Secretaria Municipal de Saúde - SMS informam que:
- Ocorreu um foco de incêndio, por volta das 18h30, de domingo (15), em um aparelho de ar-condicionado na enfermaria 25, localizada no 2º andar do Hospital Municipal São Benedito.
- A perícia técnica já foi realizada pela Perícia Oficial e Identificação Técnica - Politec. A parte elétrica está preservada. A previsão da conclusão do laudo ainda não foi informada.
- Reitera que todos os aparelhos de ar-condicionado permanecem com a manutenção diária, mas como ficam ligados 24h, estão sujeitos a passar por esse tipo de problema.
- Conforme o plano de segurança, por precaução, visando a integridade física dos pacientes e acompanhantes, todos foram transferidos para outras unidades hospitalares. No momento do incidente, 76 pacientes estavam no prédio.
- Embora todos os elevadores estivessem em pleno funcionamento, por recomendação do Corpo de Bombeiros os pacientes do 5º, 4º e 3º andares foram removidos pela escada de emergência, por precaução a uma possível pane elétrica nos elevadores. Já os pacientes do 1º e 2º andares foram removidos pela rampa de acesso.
- Cabe destacar que não houve óbitos e nem feridos em decorrência da remoção dos pacientes. A evacuação do prédio foi organizada em razão da fumaça tóxica.
- Hospital Municipal de Cuiabá recebeu 29 pacientes, sendo dois de Unidade de Terapia Intensiva – UTI.
- Antigo Pronto Socorro, localizado na Av. Gen. Valle, 192 – Bandeirantes, recebeu 24 pacientes, onze são pacientes de Unidade de Terapia Intensiva - UTI.
- Hospital Municipal Santa Casa recebeu 22 pacientes, três são pacientes de Unidade de Terapia Intensiva - UTI.
- Hospital Metropolitano recebeu um paciente.
- Mais de cem colaboradores ajudaram na evacuação do prédio, além das equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e outras ambulâncias do município e privadas.
- Todos os pacientes continuam em atendimento de suas patologias nas unidades hospitalares, sem maiores intercorrências.
- O ambulatório do Hospital Municipal São Benedito está funcionando para reagendamento de consultas da neurocirurgia e ortopedia, bem como a parte administrativa também. A data de reabertura total da unidade hospitalar ainda não foi definida.
- A Empresa Cuiabana de Saúde Pública e a Secretaria de Saúde reafirmam o compromisso de proteção e segurança de todos os pacientes.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado