Da Redação
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (12), a Operação Mãe-Terra com objetivo é colher provas para a investigação que apurar a prática do crime de importação e comercialização ilegal de agrotóxicos de origem estrangeira.
A PF assinala que são "quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Sinop foram cumpridos em endereços residenciais e comercial localizados nos Municípios de Sorriso/MT e Lucas do Rio Verde".
Pontua que as investigações iniciaram a partir de denúncias que apontavam um dos suspeitos como um dos principais contrabandistas de agrotóxicos de Sorriso-MT e região.
Acentua ainda que "em fiscalizações realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(Mapa) foram identificados agrotóxicos ilegais em propriedades rurais atribuídas aos investigados".
A PF reforça que informações obtidas pelo COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) confirmaram a existência de grande movimentação bancária suspeita na conta dos investigados.
Informa que "a Justiça Federal autorizou a quebra de sigilo bancário e foi possível constatar que os suspeitos de comercializar fertilizantes ilegalmente importados movimentaram, em apenas dois anos, R$ 154 milhões de reais, dos quais, grande parte, sem identificação de origem e destino para pessoas que já responderam pelo crime de transporte e uso ilegal de defensivos agrícolas".
Avisa que o próximo passo da Polícia Federal será determinar quem são os fornecedores nos países fronteiriços, a estrutura logística utilizada para o transporte e os destinatários.
Por fim, observa que "os suspeitos poderão responder pelos crimes previstos nos artigos 56 da Lei 9.605/98, com pena de 01 a 04 anos de reclusão, e multa, e art. 15 da Lei 7.802/89, com pena de 02 a 04 anos de reclusão, multa, dentre outros crimes que serão apurados no curso das investigações".
A Comunicação da PF pontua ainda que "um homem de 41 anos preso em flagrante com agrotóxico. Ele é comerciante ( formalmente vende maquinas agricolas e outros veículos). No outro alvo (pai desse primeiro) tbm foi encontrado agrotóxico. Mas ele não estava em casa no momento então não teve prisao em flagrante. Este é comerciante e fazendeiro".
Com Comunicação PF
Atualizada às 10h18
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado