Da Redação
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso divulgou um levantamento prévio sobre a campanha realizada para regularização de títulos eleitorais - encerrada no dia 4 deste mês.
Em Mato Grosso, o Tribunal Regional Eleitoral firmou parcerias com Poderes inclusive, visando ampliar a ação.
Após o término do período - e que contou esforço de equipes do TRE - a Justiça Eleitoral pontua que o quadro real do eleitorado em Mato Grosso só deverá ser conhecido na segunda quinzena de junho.
No entanto, o TRE comemora os resultados já contabilizados.
Confira as informações, conforme a Comunciação do TRE:
realizou neste ano de 2022 o maior fechamento de cadastro eleitoral de sua história. Somente nesta quarta-feira (04.05) foram realizados 42,310 atendimentos, sendo 55,6% destes realizados em ambiente virtual, e 44,4% presencialmente nos cartórios e postos de atendimento de todo o Estado. Excluindo o ano de 2020, quando o fechamento de cadastro aconteceu em meio a pandemia da Covid-19 (5.588 atendimentos virtuais), o atendimento deste ano foi 423% superior ao de 2018 (16.239 atendimentos), última eleição geral.
Levando-se em conta os últimos 30 dias, ou seja, de 05 de abril a 04 de maio, foram realizados 184.689 atendimentos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Destes, 56% presencialmente. “Realizamos um grande movimento para chamar a população para regularizar sua situação eleitoral, realizar o alistamento do jovem eleitor, garantir o direito constitucional do voto. Eu agradeço a todos os parceiros que tornaram este volume atendimento possível, aos magistrados e servidores que tanto se dedicaram, e especialmente a população que atendeu a este chamado”, destacou o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha. Ele explicou que a Justiça Eleitoral inicia neste momento o tratamento de todos os dados, dos formulários preenchidos pelo eleitor.
O prazo para conclusão da análise dos requerimentos vai até o dia 07 de junho. Somente após esta data o será possível concluir o número exato de eleitores aptos a participarem das Eleições 2022, assim como o perfil deste eleitorado.
Atendimento
Levando em conta apenas o último dia do cadastro eleitoral aberto (04.05), considerando apenas os atendimentos presenciais no Estado (18.805), os principais serviços buscados pela população foram: Transferência do domicílio eleitoral com 42,7%, Revisão do título com 29,7%, Alistamento eleitoral com 24,2%, e emissão da segunda via do título eleitoral, 3,29%. Todos os requerimentos recebidos pela internet via plataforma Título-net ainda não foram processados.
Eleitorado
Em dezembro de 2021, Mato Grosso possuía 2.241.835 eleitores aptos a votarem. Já no mês de março deste ano, eram 2.272.304, uma variação de apenas 30,4 mil eleitores. O próximo levantamento completo do eleitorado deve ser divulgado na segunda quinzena do mês de junho.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério Público anuncia oito vagas para Promotor de Justiça
PC prende homem acusado de ameaçar, agredir e morder ex-namorada
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado