A Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM comemora nesta quarta-feira, 4 de maio, 39 anos de fundação. Ao longo dos anos a instituição fortaleceu a sua atuação municipalista e celebra quase quatro décadas de lutas, conquistas e vitórias em defesa dos municípios. Considerada uma referência na luta pelo fortalecimento do municipalismo e pela autonomia dos entes municipais, a AMM se fortaleceu e se consolidou por sua representatividade e pela trajetória de lutas e vitórias.
A instituição atua na defesa dos municípios, liderando e participando de mobilizações para garantir avanços, e também na prestação de serviços técnicos às prefeituras, com publicações no Jornal Oficial, elaboração de projetos, assessoria jurídica, técnica, capacitação, comunicação, serviços de apoio, entre outras atividades.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, ressalta que o principal papel da instituição é buscar mais recursos para os entes municipais, defender os municípios em todas as esferas de governo, perante os poderes constituídos, visando garantir mais autonomia e representatividade aos entes locais. “Nesses 39 anos a AMM tem defendido os municípios e, principalmente, o interesse dos cidadãos, que são diretamente contemplados com o trabalho desenvolvido pelos prefeitos”, frisou, destacando que boa parte das obras que são executadas nas cidades de Mato Grosso são resultado de projetos elaborados pela AMM.
Fraga destacou também outros serviços prestados pela Associação e o fortalecimento de parcerias institucionais. “São muitos serviços que nós prestamos para diminuir os custos, as despesas das prefeituras e consequentemente contribuir com os cidadãos. Além disso, a AMM representa os prefeitos perante os poderes e trabalha para fortalecer a parceria com a Assembleia Legislativa, com o Tribunal de Contas, com o Ministério Público, com o Governo do Estado, com o TCU, com as bancadas estadual e federal, com o Congresso Nacional e outros órgãos e instituições”, frisou.
O deputado estadual, Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa e presidente de honra da AMM, ressaltou o trabalho desenvolvido pela instituição. “Quero parabenizar a Associação, que tanto tem ajudado os municípios. Tenho a honra de estar na chapa como presidente de honra. Nós vamos continuar defendendo o municipalismo e os municípios, pois é lá onde as pessoas vivem, onde têm que estar os recursos e as condições para os prefeitos fazerem o seu trabalho”, assinalou.
O ex-governador de Mato Grosso, Júlio Campos, que foi um dos primeiros incentivadores para a criação da AMM, também destacou o alcance institucional da Associação. “Como governador do Estado, eu tive a oportunidade de fazer a doação da área na Avenida Rubens de Mendonça para que fosse construída a sede própria da entidade. E hoje é orgulho de todos nós termos uma Associação Mato-grossense dos Municípios devidamente constituída e organizada, servindo a todos os municípios de Mato Grosso. Parabenizo o presidente e toda a diretoria pelo seu funcionamento perfeito e correto”, pontuou.
Da Agência AMM

Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJMT mantém pena por transporte ilegal de agrotóxicos
Justiça crava: plano de saúde deve custear mamoplastia
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado