• Cuiabá, 13 de Setembro - 2025 00:00:00

Justiça Eleitoral alerta que 371,6 mil eleitores de MT estão com títulos cancelados


Da Redação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) pontua mais um alerta sobre o número de eleitores em Mato Grosso, assinalando aumento nesse cenário - mas novamente lembrando a quantidade expressiva de títulos ainda cancelados.

Segundo a Justiça Eleitoral, "em Mato Grosso, 371.676 eleitores estão com os títulos cancelados por motivos que podem ser regularizados até a data final de 4 de maio".

Em tempo, em recente entrevista ao FocoCidade, o presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, considerou nessa seara que: “esse quantitativo não alterará as eleições em si, seu planejamento, sua execução, que acontecerá independentemente do número de eleitores aptos ao exercício do voto. Agora, se esses eleitores, que giram em torno de 14% do eleitorado mato-grossense não regularizarem a situação e, como consequência, não escolherem seus representantes, podemos afirmar que o resultado do pleito pode não representar a vontade popular, a vontade da maioria”.  

Confira o levantamento, conforme a Comunicação do TRE:

No período de 12 meses, entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022, o número de eleitores em Mato Grosso passou de 2.210.306 para 2.248.137, o que representa um aumento de aproximadamente 1,7%. Já o total de eleitores de todo o Brasil subiu de 145.944.047 para 147.151.416, ou seja, variação de 0,82%.

Os dados da evolução do eleitorado são atualizados e disponibilizados pela Justiça Eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), bem como dos demais Tribunais Regionais Eleitorais.

A expectativa do TRE-MT é que o número de eleitores aptos ao voto aumente ainda mais, em função da procura pela regularização dos títulos e de novos cadastros com o objetivo de ter direito ao voto nas Eleições 2022, que ocorrerão em outubro. O prazo para fazer estas solicitações termina no dia 04 de maio, já que o cadastro eleitoral será fechado após esta data.

Títulos cancelados

Em Mato Grosso, 371.676 eleitores estão com os títulos cancelados por motivos que podem ser regularizados até a data final de 04 de maio. Deste total, 101.503 cancelamentos são decorrentes de ausência às urnas nos três últimos pleitos, e 270.173 por não comparecimento à revisão do eleitorado (isto é, não fizeram a biometria).

É importante ressaltar que a coleta biométrica continua suspensa pelo TSE, em função da pandemia de Covid-19, mas isso não impede a regularização da situação. Portanto, é fundamental que as pessoas procurem o atendimento virtual o quanto antes para poderem participar do processo eleitoral.

As solicitações de regularização, emissão de título ou alteração de endereço pode ser feitas pelo sistema TítuloNet. Basta preencher o requerimento online e aguardar o retorno da Justiça Eleitoral. O atendimento ocorre exclusivamente por meio virtual, no intuito de evitar aglomerações nos Cartórios Eleitorais, como medida de prevenção à Covid-19.

Clique aqui e confira o passo a passo do atendimento virtual. Os interessados também podem tirar dúvidas entrando em contato com os Cartórios Eleitorais, por telefone, e-mail ou WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Há ainda o Disque Eleitor (0800 647-8191), cujo atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 18h.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: