O Tribunal Regional Eleitoral informa que "tomou posse, na manhã desta sexta-feira (04.02), como juiz-membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) na categoria jurista, o advogado Abel Sguarezi. Natural de Colorado (PR), com atuação reconhecida em Lucas do Rio Verde (334 km de Cuiabá), o empossado exercerá o cargo até 04 de fevereiro de 2024".
Confira mais informações, de acordo com a assessoria do TRE:
A solenidade ocorreu às 9h, em formato virtual, transmitida pelo canal do TRE-MT no Youtube, antes da Sessão Plenária 8965, da qual o juiz empossado já participou. Abel Sguarezi ocupa a vaga anteriormente exercida por Armando Biancardini Candia, que finalizou seu biênio em 22 de outubro de 2021.
Em nome da Corte, o juiz-membro substituto também na categoria jurista, Pérsio Oliveira Landim, deu as boas-vindas ao empossado. “Neste Tribunal o aprendizado é constante. Estamos felizes e honrados de poder contar com sua sólida experiência profissional, capacidade de trabalho e grande sabedoria, atributos reconhecidos pelo Tribunal de Justiça (TJMT) quando da sua escolha em lista tríplice, e pela comunidade jurídica como um todo. Amanhã você fará aniversário, por isso já antecipo os votos de felicidades, e que receba esta posse como um presente”.
Após o juramento e leitura do termo de posse, Abel Sguarezi ressaltou que ocupar a vaga destinada à advocacia no TRE-MT representa muito. “A advocacia é a porta voz de toda a sociedade. O atendimento sempre será de portas abertas à advocacia. Espero contribuir ao máximo com a Justiça Eleitoral, prestando um serviço em prol do bem público e da justiça. Vivemos em uma sociedade de transformação. As informações nos chegam em segundos, pela internet e por meio das redes sociais. Todos esses avanços refletem no Direito e a sociedade espera que façamos a boa aplicação das leis. A Justiça Eleitoral, ao zelar e garantir a supremacia popular, assegura a cidadania indissociável da democracia”.
O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, frisou que o juiz substituto tem relevante papel na prestação jurisdicional, especialmente em ano eleitoral, como o atual. “Estamos certos que poderemos contar com a sua contribuição. Temos dois juristas do interior, já que o Dr. Pérsio é de Diamantino, e agora o Dr. Abel de Lucas do Rio Verde, acredito que isso tem uma importância muito grande para a OAB-MT (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso), pois demonstra a integração da advocacia no estado. Também quero agradecer a presença de todas as autoridades, o que demonstra o prestígio e reconhecimento pela carreira do Dr. Abel”.
O procurador regional eleitoral, Erich Raphael Masson, colocou o Ministério Público à disposição do juiz-membro substituto empossado. “Ficamos muito contentes por voltarmos a ter essa composição plena, e contarmos com seu conhecimento e experiência profissional. Já temos uma eleição próxima e precisamos nos preparar para o que vem pela frente, por isso pode contar conosco para discutir e esclarecer qualquer questão relacionada aos julgados”.
Participaram também da solenidade de posse virtual, a vice-presidente do TRE-MT e corregedora-regional eleitoral, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho; a presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas; a vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro; os desembargadores Paulo da Cunha, Guiomar Teodoro Borges, e Sebastião Barbosa Garias; os juízes-membros do TRE-MT, Gilberto Lopes Bussiki, Clara da Mota Santos Pimenta Alves e Luiz Octávio de Oliveira Saboia Ribeiro; o juiz-membro substituto do TRE-MT, juiz de Direito Sebastião de Arruda Almeida; as juízas-membras substitutas do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves e juíza de Direito Ana Cristina Silva Mendes; e a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.
Currículo
Graduado em Direito pela Universidade de Cuiabá (Unic), em 2004, Abel Sguarezi é pós-graduado em Direito Processual Civil pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Mato Grosso (2007/2008), pós-graduado em Direito Individual e Coletivo e Processual do Trabalho pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 23ª Região (AMATRA) em 2011/2012. Na advocacia, desempenhou diversas atividades, sendo elas: Membro da Comissão de Prerrogativas da OAB-MT de 2007 a 2009; Presidente da 21ª Subseção da OAB-MT nas gestões 2010/2012 e 2013/2015; Conselheiro Estadual da OAB-MT nas gestões 2016/2018 e 2019/2021; Coordenador da Comissão da BR-163 da OAB-MT (2020/2021); e Membro da Comissão Nacional de Direito Agrário e do Agronegócio do Conselho Federal da OAB na gestão 2019/2021.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco
Correção da diástase abdominal com cirurgia plástica
Quiet Beauty: a beleza que inspira sem gritar