O Tribunal Regional Eleitoral informa que "o advogado Abel Sguarezi foi nomeado para assumir o cargo de juiz-membro substituto do TRE-MT, em ato assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e publicado nesta terça-feira (25.01)".
Pontua que ele substituirá o jurista Armando Biancardini Candia, que encerrou o biênio em 22 de outubro de 2021.
Sguarezi compôs uma lista tríplice, definida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), juntamente com o próprio Armando Biancardini Candia e Estáquio Inácio de Noronha Neto. A lista foi definida em agosto de 2021.
A posse de Abel Sguarezi ocorrerá em breve. O TRE-MT aguarda, ainda, a definição de dois nomes que assumirão como juízes-membros, na categoria jurista.
Composição do Tribunal
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral, conforme determina o art. 120 da Constituição Federal de 1988, é composta de sete magistrados, sendo dois desembargadores, escolhidos dentre os membros do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso; dois juízes de Direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso; um juiz federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região; e dois advogados, nomeados pelo presidente da República, escolhidos dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo TJ-MT.
O TRE-MT elege seu presidente e vice-presidente/corregedor dentre os desembargadores do TJ-MT (CF/88, art. 120, parágrafo único). Cada juiz-membro é eleito para um biênio, sendo proibida a recondução após dois biênios consecutivos e para cada juiz-membro efetivo, é eleito um substituto escolhido pelo mesmo processo (CF/88, art. 121, § 2º).
Com Comunicação TRE

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Lula diz que salário mínimo é baixo, mas aponta importância de direito
TJMT mantém pena por transporte ilegal de agrotóxicos
Justiça crava: plano de saúde deve custear mamoplastia
PF deflagra Operação Escudo Digital em Mato Grosso
O Mapa da Vida Longa até os 90 anos com saúde
TJ manda plano custear acompanhamento terapêutico escolar
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?