Da Redação
“Temos em Mato Grosso, 63 seções eleitorais distribuídas em 50 comunidades indígenas situadas grande parte em regiões de difícil acesso, totalizando 12.707 eleitores. Para garantir a esse eleitorado o exercício do voto no dia da eleição é necessária uma logística específica, que muitas vezes, envolve aeronaves, barcos, percursos em estrada sem pavimentação, além é claro, do apoio do Exército Brasileiro. A Justiça Eleitoral preza por todo seu eleitorado, sem distinção. De forma conjunta vamos pensar em ações que sejam benéficas aos nossos eleitores indígenas”.
A análise foi pontuada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha - no âmbito das eleições 2022 - ao presidente da Funai, Marcelo Xavier - em reunião sobre as ações para o próximo ano.
“Vai ter o período eleitoral agora, e o TRE pode contar com a Funai para produção de cartilhas, palestras presenciais de conscientização, enfim, qualquer inciativa que beneficie o eleitorado indígena do Estado. Sabemos que eles carecem de informações, possuem algumas dificuldades para o exercício do voto e estamos aqui, para atuar como parceiros no que for necessário”, disse Marcelo Xavier.
Xavier - nas análises sobre o aparato para a realização das eleições - entregou ao desembargador um exemplar do livro “Funai – Autonomia e Protagonismo Indígena”.
O TRE assinalou a reunião visando "estabelecer parcerias para promoção de ações em prol do eleitorado indígena de Mato Grosso".
Confira mais informações:
O presidente do TRE agradeceu a disponibilidade da Funai em firmar as parcerias, as quais destacou serem de extrema importância.
A Funai também compõe o Gabinete de Gestão Integrada do TRE-MT, que no ano eleitoral, elabora o plano de segurança e logística a ser aplicado nas eleições. O GGI tem em sua composição representantes do Exército, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Marinha, Secretaria Municipal de Trânsito de Cuiabá, além de empresas fornecedoras de energia elétrica e água na Capital.
Também acompanharam a visita de cortesia, o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Diogo e o diretor de promoção ao desenvolvimento social da Funai, Fernando Fantazzini.
Com informações TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Setor de serviços cresce 0,3% em julho, mostra IBGE
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças