No mês da Consciência Negra, a Associação Brasileira de Advogados em Mato Grosso (ABA-MT) cria a Comissão de Defesa da Igualdade Racial, que irá fortalecer o debate contra a violência contra os povos negros e seus direitos.
A comissão foi criada a requerimento da advogada Roberta de Arruda Chica Duarte, que também vai tomar posse como presidente do grupo em janeiro de 2022 junto com os demais membros.
“A Comissão de Defesa da Igualdade Racial na ABA-MT irá contribuir para o combate ao preconceito e às desigualdades em todos os setores que envolve pessoas negras, e precisamos que todos se envolvam. Por isso, aproveito para convidar todos os advogados e advogadas para que participem dessa comissão e fortaleçam essa luta”, avalia Roberta.
Os dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) apontam que as mulheres negras são as maiores vítimas de violência do país.
Em 11 anos, este grupo teve um aumento de 2% nas taxas de homicídio, indo em direção oposta ao de mulheres não negras, que tiveram uma queda de 27%, no mesmo período, ainda segundo os dados do FBSP.
O FBSP também constata que a população negra é a mais pobre do país, representando 75% dos 10% dos brasileiros que apresentam as menores rendas familiares mensais. Os números apresentados são reflexos da identidade social do Brasil.
A diretora da ABA-MT, advogada Ana Ricarte, reconhece a importância da Comissão para a execução da temática de forma mais articulada e interativa com todas as comissões da ABA tanto em Mato Grosso como nos demais Estados da Federação.
“É uma comissão importante e necessária aos avanços sociais que fazem parte da missão da ABA, uma vez que o network e a promoção de eventos sobre a temática da igualdade racial, irá contribuir muito para reforçar a importância de uma postura antirracista em nossa sociedade”, pontua a advogada.
Serviço
Para se associar ou mais informações sobre a ABA-MT e suas comissões: Telefones: (61) 3328-2898 | (61) 99635-3595; Site: www.aba.adv.br; Instagram: @abamt
Da Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco