Da Redação
Os processos de violência doméstica e familiar que tramitam nas 79 comarcas de Mato Grosso serão priorizados entre os dias 22 e 26 de novembro em virtude da 19ª Semana Justiça pela Paz em Casa. Um dos objetivos da campanha é que os magistrados julguem o maior número de processos referentes à Lei Maria da Penha.
Também neste período, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cemulher), realizará várias ações para informar acerca do tema na capital e interior.
Além do encaminhamento de ofício para as comarcas reiterando a concentração de esforços para o julgamento de processos, será realizada a capacitação para oficiais de justiça nos dias 23, 24 e 25 de novembro. Cartazes da campanha da 19° Semana da Justiça pela Paz em Casa já foram encaminhados para as comarcas e cartilhas com informações sobre o enfrentamento à violência doméstica estão sendo confeccionadas e que também serão enviadas para as unidades judiciárias de todo Estado.
“Solicitamos empenho aos juízes e juízas para que possamos concentrar esforços no andamento dos processos de violência doméstica e familiar durante os dias da 19° Semana da Justiça pela Paz em Casa, que será realizado no período de 22 a 26 de novembro. Igualmente, será promovida a capacitação dos oficiais de justiça, a exemplo do que já foi realizado para as equipes multidisciplinares, técnicos das redes de enfrentamento e para os agentes comunitários de justiça e cidadania das várias comarcas do Estado. Uma série de ações voltadas ao atendimento humanizado e ao enfrentamento da violência doméstica contra a mulher”, informa a coordenadora da Cemulher e vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
A Justiça pela Paz em Casa é uma ação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em conjunto com os tribunais brasileiros, realizada desde 2015, que ocorre três vezes ao ano. A primeira, em março, marca o Dia da Mulher; em agosto é realizada a segunda, em atenção ao aniversário de sanção da Lei Maria da Penha. Em novembro ocorre a última para celebrar o dia 25, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.
A Cemulher e Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT) coordenam a ação na esfera estadual. Outras informações sobre as ações de enfrentamento à violência doméstica, dados e estatísticas, capacitações, aplicativo SOS-Mulher e medida protetiva on-line, entre outros, podem ser conferidos no hotsite da Cemulher do TJMT.
(Com informações Comunicação da Presidência do TJMT)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE alerta sobre mudanças da Reforma Tributária a gestores municipais
Bolsonaro condenado: e agora?
Setembro Amarelo: a comunicação como ponte para a valorização da vida
Bancários: saúde mental em alerta
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína