Da Redação
A Polícia Federal confirmou neste sábado (2) que nas ações que objetivam o combate à extração ilegal de minérios - leia-se em terras indígenas, "os agentes, obtiveram êxito em localizar 21 escavadeiras hidráulicas, das quais 19 foram inutilizadas e duas foram destinadas a instituições públicas".
Pontua que com o apoio do IBAMA, FUNAI, Força Nacional, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal, atuou na semana de 28/09 a 01/10, no combate a extração ilegal de minérios, na Terra Indígena Sararé, Garimpo “Babalu” e Cooper Pontes, na região de Pontes e Lacerda.
Ressalta que foram inutilizados ainda 3 veículos de passeio, 1 quadriciclo, 3 motos e 80 motores estacionários, 4 barcos, insumos, e toda a estrutura utilizada na atividade ilegal. Ocorreu ainda a prisão de uma pessoa em razão do porte ilegal de arma de fogo e com ela foi apreendido ouro proveniente da exploração ilegal".
A PF também assinala que a ação de encerramento da atividade garimpeira, somente foi possível, pela integração dos órgãos de fiscalização e repressão. O IBAMA usou o poder de fiscalização para permitir a atuação das forças policiais em toda a extensão do garimpo, e a FUNAI realizou um levantamento prévio com a utilização de drones, que possibilitou a localização das máquinas utilizadas na atividade garimpeira.
Por fim, acentua que "a PF e os demais órgãos envolvidos estão imbuídos na desativação e encerramento da atividade garimpeira proveniente de exploração ilegal".
Com Comunicação PF
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco