Da Redação
A Polícia Federal confirmou neste sábado (2) que nas ações que objetivam o combate à extração ilegal de minérios - leia-se em terras indígenas, "os agentes, obtiveram êxito em localizar 21 escavadeiras hidráulicas, das quais 19 foram inutilizadas e duas foram destinadas a instituições públicas".
Pontua que com o apoio do IBAMA, FUNAI, Força Nacional, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal, atuou na semana de 28/09 a 01/10, no combate a extração ilegal de minérios, na Terra Indígena Sararé, Garimpo “Babalu” e Cooper Pontes, na região de Pontes e Lacerda.
Ressalta que foram inutilizados ainda 3 veículos de passeio, 1 quadriciclo, 3 motos e 80 motores estacionários, 4 barcos, insumos, e toda a estrutura utilizada na atividade ilegal. Ocorreu ainda a prisão de uma pessoa em razão do porte ilegal de arma de fogo e com ela foi apreendido ouro proveniente da exploração ilegal".
A PF também assinala que a ação de encerramento da atividade garimpeira, somente foi possível, pela integração dos órgãos de fiscalização e repressão. O IBAMA usou o poder de fiscalização para permitir a atuação das forças policiais em toda a extensão do garimpo, e a FUNAI realizou um levantamento prévio com a utilização de drones, que possibilitou a localização das máquinas utilizadas na atividade garimpeira.
Por fim, acentua que "a PF e os demais órgãos envolvidos estão imbuídos na desativação e encerramento da atividade garimpeira proveniente de exploração ilegal".
Com Comunicação PF

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Expurgos em Pequim
Combate à desinformação e paridade de gênero foram prioridades do TSE
Inmet mantém alerta vermelho para onda de calor no sudeste até dia 29
População reage e PM prende acusado de tentativa de homicídio
PM derruba rolezinho; operação apreende 30 motocicletas
Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal
Indústria dobra uso da IA, mas será que a infraestrutura está pronta?
Operação da PC afasta vereador e servidor suspeitos de fraude
Justiça manda indenizar passageiro após acidente com ônibus
Dívida não paga: TJ nega bloqueio de CNH e cartões de crédito