Da Redação
O Ministério Público Estadual (MPE) - considerando ser o assunto "urgente" - confirmou que "ajuizou Ação Civil Pública com pedido de liminar, requerendo do município de Alto Garças a criação de órgão executivo de trânsito, celebração de convênio com o Detran-MT, regularização das normas de circulação e realização de campanhas educativas".
A ação ocorre por meio da Promotoria de Justiça de Alto Garças. O MP destaca que "entre as medidas pleiteadas estão a sinalização horizontal e vertical nas vias públicas da cidade, incluindo de proibido ou permitido parar e/ou estacionar, e definição de espaço adequado para operação de carga e descarga, no prazo de 120 dias".
O MP informa que "requereu também a delimitação de vagas reservadas a idosos e deficientes físicos, revitalização da pintura das vagas de estacionamento e das faixas de pedestres existentes na cidade, colocação de barreiras com o objetivo de evitar manobras na contramão, bem como sinalização luminosa (semáforos, se for o caso), reformas das calçadas e pavimentação das ruas em condições precárias, dentre outras ações necessárias para a fluidez segura do trânsito".
No julgamento do mérito da ação, pediu a confirmação da liminar e adoção de medidas de engenharia, fiscalização, educação para o trânsito, além de levantamento, análise e controle de dados estatísticos. “O município de Alto Garças não possui órgão executivo de trânsito nem efetivou outros instrumentos e serviços de municipalização, o que prejudica o cumprimento das normas pertinentes. Nesse sentido, é preocupante a ausência de sinalização de trânsito, de atividades de engenharia, de promoção da educação no trânsito, dentre outras medidas necessárias”, argumentou a promotora de Justiça Ana Paula Silveira Parente.
Conforme a promotora, a ação objetiva o cumprimento da legislação de trânsito, bem como a proteção dos interesses de todos que transitam no município. Ela considerou que inexiste sinalização adequada em todas as vias públicas e que há, “urgentemente”, a necessidade da organização das normas de circulação na cidade.
Com Comunicação MP
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco