Andréa Martins Oliveira?/Comunicação TRE-MT
Movidos pela confiança na urna eletrônica é comum entidades públicas e privadas solicitar ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso o empréstimo desses equipamentos para realizarem eleições não oficiais. Nos últimos seis anos, mais de 730 urnas foram preparadas pela equipe técnica do Tribunal - com a inserção de dados dos candidatos e eleitores e lacre e após, entregues aos solicitantes, que ficam responsáveis pelo manuseio e integridade dos equipamentos.
Nesta sexta-feira (06/08), por exemplo, o Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Mato Grosso realizou eleição interna com o uso de uma urna emprestada. O presidente da comissão eleitoral, Felipe Rodolfo de Carvalho, ressaltou a importância do apoio da Justiça Eleitoral. “A eleição ocorreu de maneira tranquila. E esse pleito não seria possível se não fosse a contribuição do TRE, que ao nos fornecer a urna eletrônica, permitiu a realização de uma eleição segura e com total sigilo do voto, de acordo com que se espera de eleições democráticas”.
“Quero enaltecer o TRE que disponibilizou a urna, a cabine de votação e tudo em tempo recorde. Esse apoio possibilitou uma eleição rápida, transparente e segura. O contrário seria eleição em cédula e urna de lona. Confiamos irrestritamente na urna eletrônica e no sistema de apuração brasileiro”, reforçou o professor do PPGD e juiz de direito, Antônio Peleja.
Para o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha é dever moral e cívico da Instituição emprestar as urnas. "A Justiça Eleitoral serve à sociedade, a democracia, então é nossa obrigação atender demandas que fomentem o processo democrático. Em tempos em que a confiabilidade das urnas está em pauta, é importante que a sociedade possa fazer uso delas, manuseá-las, enfim, conhecer seu funcionamento”.
Os órgãos públicos e instituições privadas que precisarem da urna eletrônica para a realização de eleições devem seguir as instruções para o empréstimo, disponíveis no site www.tre-mt.jus.br. Acesse aqui.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Governador acelera agenda de entregas com destaque à Educação
Audiência pública: AL debate índices de feminicídio no Estado
Operação da PM apreende 41 tabletes de supermaconha em MT
Operação da PF mira rede de pedofilia virtual em Barra do Garças
Forças de Segurança apreendem 300 kg de pasta base de cocaína
PC desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Valor da produção agrícola brasileira recua 3,9% em 2024, mostra IBGE
Síndrome do Impostor Financeiro leva empreendedores a temer números do negócio
TJ manda pagar honorários médicos em parto de alto risco