• Cuiabá, 02 de Setembro - 2025 00:00:00

Morre Clóvis Irigaray, ícone das artes plásticas de Mato Grosso


Da Redação

Morreu um dos mais importantes artistas plásticos de Mato Grosso, referência internacional, Clóvis Hugueney Irigaray - neste sábado (3), aos 72 anos. 

Segundo o Portal GazetaDigital, Irigaray "de acordo com informações preliminares, Clovito, como era carinhosamente chamado, faleceu dormindo".

Homenagem

No início de fevereiro, o Governo do Estado divulgou evento previsto para abril - sendo uma homenagem a Irigaray - devendo contar com 75 personalidades mato-grossenses - promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer - com recursos da Lei Aldir Blanc. 

Em trecho, o Estado considerou no período que "prevista para o ser lançada em abril, a homenagem será realizada por meio de uma exposição intitulada Mestre Irigaray nos formatos físico e digital. Referência em artes modernas, Clóvis Irigaray usa a figura do índio como elemento de protesto. Um realismo que confronta os dias de hoje com o nosso passado colonial. O artista já participou da Bienal de São Paulo, Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no  Panoramas das Artes de Mato Grosso no Museu de Arte e Cultura Popular, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em 2013, foi nomeado Embaixador das Artes pela Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura e também foi convidado para expor seu trabalho no Museu do Louvre, em Paris, um dos maiores e mais conceituados do mundo".




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: